O que é um avivamento?

Um avivamento é uma renovação espiritual que causa mais fervor e dedicação a Deus. O avivamento pode ser individual ou coletivo, podendo afetar comunidades inteiras!

A palavra avivamento não aparece na Bíblia mas existem algumas passagens bíblicas que contam sobre o que nós chamaríamos de avivamentos:

  • A decisão do rei Asa em dedicar o país de Judá a Deus – 2 Crônicas 15:8
  • O arrependimento do povo de Nínive, com a pregação de Jonas – Jonas 3:4-5
  • A celebração da Páscoa no reinado de Ezequias – 2 Crônicas 30:21-23
  • O arrependimento e a renovação da aliança com Deus, durante o governo de Neemias – Neemias 8:10-12
  • O dia de Pentecostes, quando o Espírito Santo desceu sobre os discípulos – Atos dos Apóstolos 2:2-4

Em todos esses casos, houve uma renovação na vida espiritual das pessoas. Aqueles que foram avivados se dedicaram a Deus, abandonaram o pecado, louvavam com grande fervor, sentiam a presença de Deus e ficavam cheios de coragem para seguir as ordens de Deus! Esses são alguns dos sinais principais de um avivamento.

Um avivamento também pode acontecer na vida de uma pessoa individual. Quando a vida espiritual entrou em declínio e está seca, a pessoa precisa de um avivamento. O avivamento restaura o relacionamento com Deus.

Veja também: como ter um relacionamento com Deus?

Como começa um avivamento?

Tudo começa sempre com a vontade de Deus. É Deus quem decide a hora certa para um avivamento. Não podemos forçar Deus a trazer um avivamento mas podemos nos preparar.

Muitos avivamentos são fruto de oração. Onde há pessoas dedicadas a orar pela igreja e pelo lugar onde moram, isso faz uma grande diferença. Por trás dos grandes avivamentos da História, encontramos sempre pessoas que dedicaram vários anos a orar por transformação.

Veja aqui: o que é o dia Pentecostes? Qual é seu significado?

Um avivamento é algo que acontece de dentro para fora. Quando o avivamento acontece, o Espírito Santo toca os corações das pessoas de maneira especial. Essa transformação do coração se reflete nas vidas e nas ações, com uma maior dedicação às coisas de Deus, como a evangelização, a justiça e o amor ao próximo (Atos dos Apóstolos 4:31-33).

O efeito de um avivamento é contagioso. A mudança na vida das pessoas é visível e atrai mais pessoas. Por isso, um avivamento é um tempo de grande oportunidade para espalhar o evangelho.

E quando não há avivamento?

O tempo do avivamento é muito bom mas Deus também pode abençoar em outras fases da vida. Deus é sempre o mesmo e merece nossa dedicação total em todo tempo. A falta de um avivamento não é desculpa para nos afastarmos de Deus.

Avivamentos normalmente acontecem porque já há pessoas dedicadas a Deus no tempo sem avivamento ([Tiago 4:8-10]]). Com ou sem avivamento, quando nos dedicamos a Deus, Ele faz milagres em nossas vidas.