Como ter um relacionamento com Deus?

Para ter um relacionamento com Deus você precisa crer em Jesus como seu salvador. Quando isso acontece, você tem acesso a Deus e pode aprofundar seu relacionamento com Ele lendo a Bíblia, orando e andando em Seus caminhos.

O que significa ter um relacionamento com Deus?

Relacionamento é união. Ter um relacionamento com Deus significa ter união com Ele, partilhando sua vida com Ele. O relacionamento com Deus é um relacionamento de amor, proximidade e confiança.

Como todo relacionamento, o relacionamento com Deus cresce com o tempo e com dedicação (Tiago 4:8). À medida que você conhece mais de Deus e tem mais experiência com Ele, seu relacionamento se torna mais profundo e firme.

Para ter um relacionamento com Deus, você precisa:

Ser salvo

Ninguém pode se aproximar de Deus se não for salvo, porque o pecado nos separa de Deus. Jesus veio para lhe salvar do pecado, lhe unindo novamente com Deus (João 14:6). Ele morreu em seu lugar, para pagar por seus pecados, e ressuscitou para lhe dar a vida eterna, junto de Deus!

Para ser salvo e ter um relacionamento com Deus, você precisa se arrepender de seus pecados, decidindo que quer mudar de vida, e crer que Jesus é seu salvador, que pagou seus pecados. Não é difícil!

Leia aqui: o que é arrependimento?

Quando você se converte, o Espírito Santo entra em seu coração e seu novo relacionamento com Deus começa (Atos dos Apóstolos 2:38). Agora você tem acesso direto a Deus, através de Jesus! Ele lhe ama e vai lhe ajudar a crescer em seu relacionamento com Ele.

Ler a Bíblia

É muito difícil ter um relacionamento com uma pessoa que você não conhece! Na Bíblia você vai conhecer mais de Deus, quem Ele é, como Ele se relaciona com você e o que O agrada.

A Bíblia é a palavra de Deus. Quando você lê a Bíblia, Deus fala com você (2 Timóteo 3:16-17). Se você quer ter um bom relacionamento com Deus, você precisa ouvir sua voz, que está na Bíblia!

Descubra aqui: como estudar a Bíblia?

Orar

Outra parte muito importante de um relacionamento é conversar. Orar é conversar com Deus. Quando você ora, você convida Deus a fazer parte de sua vida e partilha seus pensamentos, suas emoções, preocupações, frustrações e alegrias com Ele (Filipenses 4:6-7).

A oração lhe aproxima de Deus e ajuda a colocar Deus em primeiro lugar em sua vida. Quanto mais você ora, mais você cria intimidade com Deus e fortalece seu relacionamento.

Veja também: como orar?

Viver!

Um relacionamento também é feito de convivência. Um relacionamento com Deus é prático. Quando você vive sua vida cotidiana tentando agradar a Deus, você descobre mais sobre Ele e se aproxima dele (Colossenses 1:10-11).

Suas experiências de vida com Deus vão fortalecer seu relacionamento, porque você vai ver Deus em ação em sua vida. A vivência diária também lhe vai ajudar a ver as coisas como Deus as vê, ficando mais próximo dele.