Como ouvir a voz de Deus?

Você pode ouvir a voz de Deus principalmente através da Bíblia. Existem também várias outras formas de ouvir a voz de Deus, mas é preciso ficar atento. Deus quer falar com você!

A maneira mais segura de ouvir a voz de Deus é lendo a Bíblia. A Bíblia é a palavra de Deus, logo, quando você a estuda, você ouve a voz de Deus. Na Bíblia você vai encontrar todos os ensinamentos de Deus que você precisa conhecer (2 Timóteo 3:16-17).

E mais, a Bíblia é sua referência para saber se você realmente ouviu a voz de Deus. Uma mensagem de Deus nunca vai contradizer a Bíblia, nem vai criar novos ensinamentos que não estão na Bíblia. Mesmo se parecer que veio de Deus, se a mensagem não está de acordo com a Bíblia, é errada e deve ser rejeitada (Gálatas 1:8).

Estude a Bíblia e reflita nela ao longo do dia. Quanto mais a palavra de Deus estiver em seu coração, mais você ouvirá Sua voz. A Bíblia ajuda a reconhecer a voz de Deus quando Ele fala de outras formas.

Veja também: como saber se Deus está falando comigo?

Você também pode ouvir a voz de Deus através:

Da oração

Orar é conversar com Deus. Você pode falar com e também pode ouvir Sua voz. Orar é um diálogo, não um monólogo (Salmos 3:4; Jeremias 33:3). Por isso, é bom tirar tempo para orar e ficar em silêncio, procurando ouvir as respostas de Deus. Refletir na palavra de Deus durante a oração pode ajudar nessa parte de escutar.

Claro, como sempre, se você receber alguma resposta de Deus, confirme se está de acordo com o ensinamento da Bíblia.

Descubra aqui: como orar?

De outras pessoas

Muitas vezes Deus usa outras pessoas para falar conosco. Não despreze a mensagem de Deus só porque veio de outra pessoa e não de forma sobrenatural. Você poderá ouvir a voz de Deus na igreja, onde a palavra de Deus é explicada, entre outros crentes em conversas edificantes ou até quando você pede aconselhamento a algum líder ou a uma pessoa mais sábia (Colossenses 3:16).

Em alguns casos, Deus pode usar até pessoas descrentes para falar com você! Nada é impossível para Deus. Mas em todas essas conversas, é importante ver se os conselhos estão de acordo com a Bíblia.

Da reflexão

Basicamente, se você ficar atento, você poderá ouvir a voz de Deus em qualquer coisa à sua volta. A Bíblia diz que a natureza fala sobre a glória de Deus (Salmos 19:1-4). Quando você reflete sobre o mundo à sua volta, com o coração voltado para Deus, Ele lhe ensina muitas coisas através de experiências que até parecem banais.

Ouça a voz de Deus!