O que significa "combati o bom combate" em 2 Timóteo 4?

A expressão “combati o bom combate, terminei a corrida, guardei a fé” foi dita por Paulo, perto do final de sua vida e foi registrada na passagem de 2 Timóteo 4.

Ele estava reconhecendo uma vida bem vivida ao serviço de Deus. Paulo agora esperava ansiosamente a recompensa no Céu, que aguarda todos que amam Jesus.

Em 2 Timóteo 4, Paulo revela que sua morte está próxima. Isso o leva a refletir sobre sua vida e sobre o que o espera depois da morte. Sua vida com Jesus não foi fácil, mas tudo valeu a pena porque agora ele iria desfrutar de alegria eterna!

Veja o conhecido versículo em algumas traduções:

Combati o bom combate, terminei a corrida, guardei a fé. 2 Timóteo 4:7 NVI

Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé. 2 Timóteo 4:7 ARC

Combati o bom combate, completei a carreira, guardei a fé. 2 Timóteo 4:7 ARA

Combati o bom combate

Paulo se considerava um soldado a serviço de Jesus. Ele ia onde Jesus mandava e cumpria as missões que recebia (2 Timóteo 2:3-4). Agora estava chegando ao fim de seu “serviço militar”.

Seguir Jesus é entrar em batalha. Combatemos o pecado em nossas próprias vidas e contra as forças do diabo nesse mundo. Nossa missão é conquistar, fazendo crescer o Reino de Deus através da pregação do evangelho. Mas não combatemos sozinhos. Em Jesus, a vitória já está garantida!

Paulo reconheceu que sua luta tinha sido boa. Foi difícil, mas ele lutou pelas coisas certas e não desistiu. Jesus o ajudou o apóstolo combater o bom combate.

Veja também: o que a Bíblia fala sobre batalha espiritual?

Terminei a corrida e acabei a carreira

Paulo também comparou a vida com uma corrida. No final, o vencedor recebe um prêmio. Paulo se considerava um vencedor, junto com todos que seguem Jesus. Ele estava chegado ao fim da corrida e estava pronto para receber seu prêmio.

Quem quer vencer uma corrida precisa de esforço e preparação. Durante a corrida vem o cansaço, mas não podemos desistir antes de chegar à meta (2 Timóteo 2:5). A vida nem sempre é fácil, mas nós temos uma meta: Jesus. Não vivemos sem alvo. Nosso propósito é chegar ao fim da vida prontos para uma eternidade junto de Jesus.

Guardei a fé

Paulo vivia pela fé. Ele enfrentou muitas dificuldades e muitos sofrimentos, mas ele se agarrou firmemente à sua fé. E, pela fé, ele viu muitos milagres e conseguiu superar as dificuldades. Foi a fé em Jesus que sustentou Paulo ao longo de toda sua vida e foi sua fé que lhe deu a certeza da recompensa que se aproximava (1 Timóteo 4:10).

A fé é essencial na vida cristã. Pela fé, temos a segurança da vida eterna e sabemos que Jesus nunca nos vai abandonar. Guardar a fé é sabemos que já somos vitoriosos e encontramos coragem para enfrentar todas as dificuldades. Pela fé encontramos paz no meio das adversidades, porque confiamos no amor de Deus. A fé é preciosa e precisamos cuidar dela.

Leia aqui: como ter mais fé?

O desafio para combater o bom combate

Paulo estava chegando ao fim do combate, mas ele nos deixou um desafio – continuar o combate. Enquanto estamos nesse mundo, ainda temos combates e lutas para vencer. Deus recompensa aqueles que têm fé e não desistem de seguir Jesus (1 Timóteo 6:12).

Em Paulo, podemos ver um exemplo de um cristão vitorioso. Ele guardou a fé, correu para a meta e combateu o bom combate. No fim de sua vida, ele sabia que tudo tinha valido a pena e que o melhor ainda estava por vir. Da mesma forma, se nós não desistirmos, também poderemos chegar ao fim da vida com essa certeza e esperança!

Saiba mais sobre Quem foi o apóstolo Paulo?