Como ser feliz sozinho? 3 conselhos da Bíblia

Casamento não é tudo! A Bíblia nos ensina a aproveitar cada fase da vida, incluindo o tempo de solteiro. Pedro era casado e Paulo era solteiro, mas os dois tiveram uma vida cheia de aventuras e contribuíram muito para o crescimento da igreja. Mesmo sem ter marido ou esposa, você pode ter uma vida boa e realizada.

Se você mora sozinho, a primeira coisa que você precisa saber é que casar não vai resolver todos os seus problemas. Toda situação tem seus altos e baixos. Ser casado não é um conto de fadas, tem suas dificuldades (1 Coríntios 7:28). E viver sozinho não é só solidão tristeza. A Bíblia mostra como você pode viver feliz sozinho:

1. Viva para Deus

Viva para Deus

Só existe uma pessoa que pode lhe completar: Jesus. Nenhum parceiro consegue preencher o vazio de seu coração. Somente Jesus pode fazer isso. Venha para Jesus e entregue sua vida a ele. Assim, você encontrará sentido e propósito para sua vida. Você nunca estará realmente sozinho, porque Jesus estará sempre com você.

Enquanto você está sozinho, você pode dedicar mais tempo às coisas de Deus (1 Coríntios 7:32). Aproveite a liberdade de não ter de cuidar de uma família para conhecer mais da Palavra de Deus e se envolver mais na igreja. Descubra a alegria de louvar a Deus. Tire tempo para analisar sua vida e alinhar suas atitudes e pensamentos com a vontade de Deus (Salmos 37:4).

Ter tempo para aprofundar seu relacionamento com Deus é uma grande bênção! Não perca a oportunidade de se aproximar de Deus. Assim, esse tempo de viver sozinho pode afetar toda sua vida de maneira positiva.

2. Valorize suas amizades

Valorize suas amizades

Viver sozinho não significa viver isolado do resto do mundo! As amizades alegram a vida e trazem novas perspetivas e oportunidades (Eclesiastes 4:9-10). Todos precisamos de companhia e afeto, por isso, saia de casa (ou convide os amigos para casa) e passe tempo com os amigos.

Vá para a igreja. Lá, você poderá fazer amigos cristãos, que serão uma boa influência em sua vida (Hebreus 10:25). A igreja também é um bom lugar para conhecer pessoas diferentes de você, com experiências variadas e que podem lhe ensinar muita coisa. Junto com seus irmãos cristãos, você poderá crescer e ser encorajado.

3. Ajude outras pessoas

Ajude outras pessoas

Jesus disse que há maior felicidade em dar do que em receber (Atos dos Apóstolos 20:35). Dedique parte de seu tempo a ajudar outras pessoas. Quem você pode abençoar? Um vizinho, um amigo, um parente, uma associação? Espalhe o amor de Deus e sua vida será mais feliz.

Um grande inimigo da felicidade é o egoísmo. Ajudar o próximo multiplica a felicidade e ajuda a viver com propósito, sem olhar somente para sua própria situação. O amor cristão pode ser partilhado com todos, não somente com a família.

Viver sozinho não precisa ser uma experiência ruim nem de isolamento. Você pode usar esse tempo para se aproximar mais de Deus e das pessoas à sua volta. Viva bem sozinho na companhia de Jesus.