Como superar o fim de um relacionamento?

O fim de um relacionamento é uma fase difícil mas você pode superar a dor com a ajuda de Deus. O mundo não acaba junto com o namoro. No início é doloroso mas depois as coisas vão melhorar. A Bíblia não fala sobre namoro mas tem alguns ensinamentos bons que ajudam a superar o fim do relacionamento.

Há um tempo para chorar…

A Bíblia diz que há um tempo para tudo debaixo do céu, incluindo tempo para ficar triste e chorar (Eclesiastes 3:1-4). A tristeza é natural, porque você investiu no relacionamento com seu tempo e seus sentimentos. Agora essa ligação se rompeu e isso dói. Chorar não é errado.

… e um tempo para parar de chorar

Mas você não pode chorar para sempre. Chega uma hora em que você precisa decidir seguir em frente. O fim do relacionamento não é o fim de sua vida nem de sua felicidade.

É bom estabelecer um tempo para começar a fazer um esforço para superar o término do namoro. Ainda vai haver tristeza, mas ela não pode dominar sua vida. Se a tristeza tem lhe paralisado por muito tempo, você pode precisar de ajuda profissional.

Descubra aqui: o que fazer para deixar de ficar triste?

Para superar o fim do relacionamento, você pode tomar algumas ações:

1. Passe mais tempo com Deus

Se você se esqueceu um pouco de Deus durante o namoro, agora é a hora de consertar isso. É fácil perder o foco quando você está apaixonado mas isso não é bom. Deus precisa ser o centro de sua vida.

O relacionamento mais importante de sua vida é com Deus. Ele é o único que nunca vai falhar. Seu valor é definido pelo amor eterno de Deus por você, não por um relacionamento com outra pessoa. Seu namoro acabou mas Deus ainda lhe ama de todo coração (Romanos 8:38-39). Encontre sua verdadeira identidade no amor de Jesus e dedique sua vida a ele.

2. Perdoar é essencial

O fim de um relacionamento normalmente vem com mágoa, por causa de erros que um ou os dois cometeram. Quando você está recuperando da separação, é importante analisar o que deu errado. Assim, você poderá entender quem errou e onde. Depois, vem a parte mais importante: o perdão.

Se você cometeu erros no relacionamento, peça perdão a Deus. Se for apropriado, peça também perdão a quem você machucou. Por outro lado, se você foi machucado no relacionamento, perdoe essa pessoa (Mateus 6:14-15). Isso pode ser difícil mas é um passo muito importante para seguir a vida sem ressentimento nem amargura.

Veja também: o que é perdão?

3. Não se isole

Você não está sozinho! Não é bom deixar que um namoro se torne o único relacionamento importante em sua vida, esquecendo da amizade. Mas, mesmo se isso aconteceu, agora é a hora de mudar a situação.

Vá para a igreja, passe tempo com os amigos e a família, procure o apoio e a orientação de cristãos maduros (Hebreus 10:25). Outras pessoas podem lhe ajudar a superar o fim do relacionamento e a pôr as coisas em perspetiva. Aproveite a rede de apoio que Deus lhe dá.

Leia aqui: por que é importante ir à igreja?

E não se esqueça, você ainda tem muita coisa para viver. O fim do relacionamento não é o fim do amor em sua vida. Deus tem bons planos para você, apenas confie nele.