Por que é importante ir à igreja?

Ir à igreja é importante porque é um mandamento de Deus para nossa edificação (Hebreus 10:25). Na igreja aprendemos mais sobre a palavra de Deus e encorajamos uns aos outros. Se isolar não é bom. A igreja é o lugar perfeito para aprender amor, paciência e respeito pelos irmãos.

O que é a igreja?

A Igreja é o conjunto de todas as pessoas que amam e seguem Jesus. A Bíblia chama a Igreja de corpo de Cristo. Cada crente é uma parte desse corpo. Em Cristo todos os crentes estão unidos e não podem ser separados (Romanos 12:5). Se você é salvo, está unido a toda a Igreja. A igreja também é qualquer lugar onde os membros da Igreja de Cristo se reúnem para adorar a Deus em comunhão.

Veja aqui mais sobre o que é a igreja.

Antes da igreja, havia sinagogas, que eram lugares onde os judeus se reuniam para louvar a Deus e aprender mais sobre as Escrituras em conjunto. Jesus frequentava as sinagogas com seus discípulos, servindo de exemplo para nós.

Depois da ressurreição e ascensão de Jesus, os discípulos passaram a se reunir regularmente louvar a Deus e aprender como antes tinham feito nas sinagogas. Começaram por se reunir no pátio do templo e em suas casas, depois em lugares maiores quando tinham muitos membros (Atos dos Apóstolos 2:46). Surgiu assim a igreja como a conhecemos hoje.

Descubra aqui: quem fundou a igreja?

Por que ir à igreja hoje?

A Igreja é o Corpo de Cristo. Nenhum membro de um corpo pode subsistir sozinho, sem o resto do corpo (1 Coríntios 12:21-22). Quer gostemos, quer não, as pessoas na igreja são nossa família e temos de aprender a viver com elas (até porque vamos passar a eternidade com elas).

Ninguém na igreja é perfeito, nem mesmo o pastor. O próprio apóstolo Pedro cometeu erros como líder na igreja primitiva. A igreja nunca foi um lugar de pessoas perfeitas. Deus ordenou que a Igreja se reunisse para juntos tratarmos de nossas imperfeições.

Veja também: Pedro foi o primeiro Papa?

Os membros da Igreja ajudam, encorajam, confortam, repreendem, ensinam uns aos outros no amor de Deus (Colossenses 3:15-16). Nem sempre fazem isso direito mas é um processo de aprendizagem em conjunto. Crescemos muito mais espiritualmente quando estamos juntos como igreja do que cada um ficando isolado (Efésios 4:15-16).

Não há nenhum problema em ter uma igreja em casa mas quando tem muitas pessoas já se torna inconveniente. A partir de um certo número de pessoas, é bom ter um lugar maior para reunir regularmente. A estrutura mais formal da igreja ajuda a organizar grupos maiores. Além disso, uma igreja é um lugar visível, onde qualquer pessoa pode entrar da rua sem precisar de convite.

Leia aqui: por que existem tantas igrejas diferentes? Qual é a certa?