Se nós somos a Igreja, por que precisamos ir à igreja?

Corte seu dedo fora. Depois veja o que acontece. Assim como seu dedo sem o resto do corpo morre e apodrece, você sem a igreja não consegue sobreviver. Igreja é uma palavra coletiva. Você não é a Igreja. Nós somos a Igreja.

Deus nos criou para vivermos em comunidade. A vida cristã não é diferente. Jesus orou para que seus seguidores estivessem unidos com ele e uns com os outros (João 17:22-23). E isso não acontece à distância.

A Bíblia diz que devemos nos reunir como igreja (Hebreus 10:25). Juntos, podemos encorajar uns aos outros e ficar firmes, esperando a vinda de Jesus. Sozinhos, ficamos muito mais fracos e vulneráveis.

Juntos formamos a Igreja de Cristo. Somos como membros de um corpo, que precisam uns dos outros (1 Coríntios 12:12-14). Por isso, precisamos aprender a conviver. A união vem da convivência. Isso não é fácil, porque ninguém é perfeito (sim, também é difícil conviver com você!), mas é absolutamente essencial. Leva esforço, mas vale a pena investir nas pessoas de sua igreja.

O lugar onde a Igreja se reúne não é importante. Pode ser em um edifício especial, em um lugar alugado, em casa de alguém, ou até ao ar livre! O que importa é reunir. Regularmente.

Veja também: o que é a igreja?

Quais são as vantagens de ir à igreja regularmente?

Ir à igreja é como comer uma refeição completa. Existem várias coisas que são importantes na vida cristã, como:

  • Louvar a Deus
  • Aprender mais da Bíblia
  • Ter comunhão com outros cristãos
  • Oração (individual e coletiva)

Em uma reunião normal da igreja, normalmente você tem a oportunidade de praticar todas essas coisas! Você pode ser muito bom em uma área (por exemplo, louvar a Deus) mas ter dificuldade em outra (como aprender da Bíblia). Quando você vai à igreja, você sabe que vai crescer em várias áreas de sua fé.

Você não come apenas de vez em quando. Você come com regularidade. Da mesma forma, você precisa ter comunhão regular com seus irmãos, como Igreja. Ter uma reunião regular marcada em certo dia da semana garante essa regularidade. Ir à igreja todas as semanas é um hábito saudável. A igreja primitiva fazia e nós também devemos fazer (Atos dos Apóstolos 1:14).

Leia aqui mais: por que é importante ir à igreja?

Sim, há pessoas na igreja que são difíceis, interesseiras, hipócritas… Erros e problemas acontecem, mas a grande pergunta é: você está disposto a amar?