Crente pode assistir novelas?

Sim, crente pode assistir novelas mas com cuidado e moderação. Cada pessoa deve conhecer e estabelecer seus limites em relação às novelas.

Novelas influenciam o comportamento?

Sim, novelas influenciam mas também são influenciadas. As novelas se inspiram na sociedade para seus enredos. Mas não retratam fielmente a sociedade; criam uma versão romantizada e exagerada, para formar uma história que vai interessar o público.

Quem assiste novelas precisa pensar criticamente sobre aquilo que vê. Uma novela passa mensagens que nem sempre são boas. Isso acontece ou para desenvolver o enredo (como um triângulo amoroso) ou para transmitir a opinião dos autores sobre um assunto (como o aborto). Enquanto você assiste, faça algumas perguntas:

  • O que a Bíblia diz sobre esse assunto? - 1 Tessalonicenses 5:21
  • A novela está concordando com a Bíblia? Se não, porquê?
  • Como você explicaria sua opinião sobre o assunto a outra pessoa? - 1 Pedro 3:15-16

Quanto uma novela influencia depende muito de cada pessoa que assiste. Quanto mais apegado você está, mais vai influenciar. Se você notar que a novela está afetando suas emoções e seu comportamento na vida real, pare de assistir.

Novelas viciam?

Sim, novelas são formatadas para viciar. Tudo é feito para garantir que o público fique apegado à novela e assista regularmente (isso se chama fidelização). O crente tem a liberdade para escolher assistir ou não novela mas não se deve deixar viciar (1 Coríntios 6:12). É bom fazer umas “férias de novela” de vez em quando, para não ficar muito apegado.

Para captar a atenção do público, as novelas muitas vezes recorrem a atos explícitos de sexo ou violência. Cada cristão precisa conhecer seus limites e pedir sabedoria a Deus para saber quando desligar a televisão ou mudar de canal (1 Tessalonicenses 5:22). A novela oferece muita tentação mas não precisamos ser controlados por ela.