Qual é o significado de diácono?

Diácono significa uma pessoa que serve e ajuda a igreja. Na Bíblia, os diáconos tratavam de assuntos administrativos e prestavam ajuda aos fiéis, enquanto os pastores se dedicavam à pregação e ao ensino. O trabalho do diácono é muito importante em igrejas com vários membros.

No início da Igreja, os apóstolos lideravam e organizavam tudo. Os crentes davam ofertas à igreja, que eram distribuídas pelos apóstolos aos membros mais pobres e vulneráveis. Mas a Igreja cresceu muito e os apóstolos já não conseguiam pregar e administrar bem. Por isso, a igreja escolheu sete homens para servir às mesas e tratar da administração dos recursos (Atos dos Apóstolos 6:2-5). Surgiram assim os diáconos.

Veja aqui: como era a igreja primitiva?

O que faz um diácono?

O trabalho do diácono varia de igreja para igreja mas sua função principal é diminuir a carga de trabalho do pastor ou presbítero. Todos devem ajudar na igreja mas o diácono é uma pessoa responsável, que gere certas tarefas. Algumas coisas que o diácono pode fazer são:

  • Administrar as finanças da igreja
  • Gerir apoios sociais
  • Dar assistência aos necessitados
  • Cuidar do edifício e dos bens da igreja

Em algumas denominações, o diácono também ajuda com funções espirituais, como administrar a Santa Ceia, participações no culto e aconselhamento dos crentes.

Veja também: qual é o significado de presbítero?

Quem pode ser diácono?

O diácono precisa ser capaz de lidar com responsabilidade. Por isso, a Bíblia tem algumas recomendações sobre o caráter do diácono:

A Bíblia também diz que é bom testar a pessoa para ver se tem boa reputação e capacidade para fazer o serviço. Essas não são regras rígidas mas ajudam a ver que tipo de pessoa é mais indicada para ser diácono – alguém responsável, fiel, honesto, organizado e temente a Deus.

Mulher pode ser diaconisa?

A Bíblia não proíbe mulheres de servirem como diaconisas. Diácono significa “servo”. Uma mulher chamada Febe era diaconisa (traduzido como “serva”) de uma igreja – Romanos 16:1.

Dependendo da tradução, “mulheres” em 1 Timóteo 3:11 poderá significar “diaconisas” ou “esposas dos diáconos”. De qualquer forma, esse versículo mostra que as mulheres que servem a igreja também devem ter as mesmas caraterísticas que os homens que servem – boa reputação, responsabilidade, fidelidade...