É certo uma mulher pregar na igreja?

Sim, uma mulher pode pregar na igreja, se tiver o dom de pregar. Quem tem um dom não o deve negligenciar. Uma mulher bem preparada, que se submete a Deus, não irá causar problemas na igreja se pregar. A liderança é um papel dado primeiramente aos homens mas não exclui totalmente as mulheres.

A Bíblia proíbe a mulher de pregar na igreja?

Há apenas 2 passagens na Bíblia que podem usadas para impedir mulheres de pregar na igreja:

Mas 1 Coríntios 11:5 fala sobre como mulheres devem orar e profetizar durante a reunião! No contexto, fica claro que as mulheres, tal como os homens, não devem conversar nem interromper com perguntas enquanto alguém está ensinando. Paulo está falando sobre ordem.

  • 1 Timóteo 2:11-12 – Quem prega tem autoridade, daí que muitos dizem que a mulher não pode pregar.

Mas essa passagem é problemática porque não fala sobre a igreja. Uma interpretação geral seria: “nenhuma mulher pode ter autoridade sobre nenhum homem em situação alguma”. Isso inclui a escola e o trabalho, não só em casa e na igreja!

Mas aqui as palavras “homem” e “mulher” também podem ser traduzidas por “marido” e “esposa”. O texto parece indicar o contexto da família (1 Timóteo 2:13-15). A mulher deve se sujeitar à autoridade do marido e o marido deve ser apto para ensinar sua esposa.

A passagem também implica que a mulher ainda está aprendendo, enquanto o homem já é mais instruído. Na época em que 1 Timóteo foi escrito, a maioria das mulheres era analfabeta; apenas os homens tinham educação. Logo, não seria apropriado a mulher ensinar, porque ainda estava aprendendo. Daí a mulher, sendo mais nova na educação, tal como Eva era mais nova que Adão, poderia ser mais facilmente enganada por falsos ensinos. Mas com o tempo e a experiência de criar filhos, a mulher chegaria também a uma posição de autoridade.

Veja também: o que Deus diz sobre as mulheres?

O que é pregar?

Pregar é proclamar a verdade de Deus. Pregar e ensinar estão interligados: quem prega ensina a palavra de Deus e quem ensina está pregando o evangelho. Todo o cristão, sem exceção, é chamado para pregar o evangelho por todo o mundo (Marcos 16:15).

Dentro da igreja, Deus dá o dom da pregação a algumas pessoas, para ajudar a igreja a crescer e aprofundar seu conhecimento da Bíblia. Pregar é uma grande responsabilidade que deve ser exercida regularmente por pessoas maduras, experimentadas e de boa reputação. Isso não impede outras pessoas de partilhar revelações e mensagens com a igreja, com o consentimento dos líderes.

A Bíblia diz que quem tem um dom deve usá-lo (Romanos 12:6-8). As mulheres mais maduras na igreja primitiva ensinavam outras pessoas e não era problema. Se Deus dá o dom de pregação a uma mulher, ela deve aprender a usar esse dom da melhor maneira que pode. A História está cheia de exemplos de mulheres pregadoras que fizeram um trabalho ótimo nas suas igrejas.

Ainda não está convencido? Veja aqui: por que Paulo disse que as mulheres devem ficar caladas na igreja?