Estou me sentindo sem forças, o que fazer?

Quando você se sente sem forças, Deus pode lhe dar a força que precisa. Há esperança! Deus não desistiu de você (Jeremias 29:11). Isto é apenas uma fase na sua vida; o ânimo e a alegria vão voltar.

Quando você se sente sem forças:

Descubra por que você se sente sem forças

Pense um pouco sobre o que lhe desanima e quando você começou se sentindo sem forças. Sua fraqueza pode ter mais que uma causa.

Por vezes os problemas da vida podem provocar muito desânimo. A perda de um ente querido, um grande fracasso, uma traição, um susto ou uma combinação de vários problemas podem deixar você cansado a nível emocional (Salmos 6:6-7). Isso é natural, não é culpa sua.

Descubra aqui: o que Deus diz sobre tristeza?

Vá ao médico. Seu corpo pode afetar suas emoções e sua vida espiritual. Muitas doenças podem causar fraqueza e podem ser tratadas. Cuide de seu corpo, para cuidar de sua alma.

Sua fraqueza também pode ter uma causa espiritual. Todo crente passa por tempos em que parece que Deus está longe. A alegria da salvação parece desaparecer e você se sente perdido. Nesses tempos se lembre que sua salvação não depende de suas emoções. Em todo tempo Deus está com você (Hebreus 13:5).

Às vezes a razão da fraqueza pode ser pecado. O pecado corrompe o relacionamento com Deus e causa culpa e desânimo. O pecado precisa ser confessado para haver cura. Mas nem toda a fraqueza é causada pelo pecado.

Veja aqui: o que Deus diz sobre depressão?

Comece devagar

Recuperar a força pode levar algum tempo mas não desanime! Deus vai lhe ajudar. Comece por admitir que tem um problema e precisa de ajuda. Deus ama você, Ele quer lhe restaurar, não trazer castigo.

A Bíblia diz que quando você está fraco, você é forte. Isso é porque você depende inteiramente de Deus, não de sua própria força (2 Coríntios 12:9-10). Agradeça a Deus por cada pequena conquista.

Faça pequenas mudanças. Comece com coisas simples, como acordar 10 minutos mais cedo ou orar durante 5 minutos. Isso lhe dará ânimo para dar passos maiores depois.

Procure ajuda

Você não está sozinho. Procure uma igreja (Hebreus 10:25). Lá você vai ouvir a Palavra de Deus, que lhe vai ajudar. Encontre um pastor ou líder com quem você pode conversar sobre seus problemas. O pastor também pode lhe ajudar a superar problemas espirituais.

Não se isole. Existe muita gente boa que pode ser seu amigo. Você precisa estar com outras pessoas (Gênesis 2:18). A companhia de outras pessoas pode diminuir o estresse e ajudar suas emoções.

Se você tem uma doença física ou psicológica, faça tratamento. Estar doente não é pecado. Deus pode usar médicos para ajudar a restaurar sua saúde. Ore a Deus; Ele vai lhe ajudar a recuperar.

Veja também: um cristão pode ir no psicólogo?

Mude seus pensamentos

Você pode mudar seus pensamentos! (Romanos 12:2) Decida acreditar que Deus lhe vai restaurar. Quando você se sente sem forças, diga até acreditar: “isso vai passar, tudo posso naquele que me fortalece!” - Filipenses 4:13