Ficar é pecado?

Ficar é errado, porque é irresponsável. A Bíblia nos ensina a amar e respeitar as pessoas, não a brincar com elas. Ficar é usar uma pessoa como um objeto, sem se preocupar com ela. Qualquer tipo de relacionamento de intimidade precisa de responsabilidade.

O que a Bíblia diz sobre ficar?

A Bíblia não fala diretamente sobre ficar mas avisa que é muito importante controlar seus desejos sexuais. Ficar implica intimidade física que desperta desejos sexuais e pode acabar em sexo. Promove a promiscuidade e a falta de compromisso (1 Coríntios 6:18-20).

Não podemos separar nossa experiência física do resto de nosso ser. Intimidade física afeta nossos sentimentos e tem implicações a nível espiritual. Mesmo sem a responsabilidade de um relacionamento, ficar tem consequências (Gálatas 6:7-8).

Ficar é uma falta de respeito. Os dois usam um ao outro para satisfazer seus próprios desejos. O outro é apenas um meio para atingir um fim, não uma pessoa valiosa, criada à imagem de Deus, que merece respeito. Essa atitude é errada.

Ficar é bom para se conhecer antes do namoro?

Não, as pessoas se conhecem melhor no namoro, não quando ficam. Se você quer conhecer uma pessoa antes de namorar, faça amizade. Ficar é dar prioridade às coisas erradas. O namoro deve ser pensando no casamento e um casamento não sobrevive só de bons beijos.

Veja aqui: o que Deus diz sobre o namoro?

Ficar não ajuda a conhecer quem uma pessoa realmente é. Na verdade é um ato de egoísmo dos dois lados, porque os dois querem satisfazer seus próprios desejos usando o outro. Esse é o contrário de um relacionamento saudável, onde cada um se preocupa com o outro. Ficar pode distorcer a imagem do outro, criando uma dependência errada pela pessoa errada.