O que significa "guarda o teu coração"? Como guardar o coração?

“Guarda o teu coração” significa que você deve tomar cuidado com seus pensamentos, desejos e emoções. Tudo de bom ou de ruim que você faz começa no coração. Por isso, é muito importante cuidar do coração.

Provérbios 4:23 diz que você precisa guardar seu coração porque sua vida depende dele. Assim como sua vida física depende de ter o coração saudável, sua vida espiritual depende de seus pensamentos, desejos e emoções.

Guardar o coração não significa se isolar nem reprimir tudo que você sente. Seu coração não é uma prisão, onde ninguém pode entrar nem sair! Guardar o coração significa filtrar tudo que acontece com seu coração, escolhendo as melhores influências e atitudes, de acordo com a vontade de Deus.

“Guarda teu coração” - de quê?

Você precisa guardar seu coração de perigos de dois lugares diferentes:

Influência externa

Muitas coisas no mundo podem atacar e contaminar seu coração, deixando-o fraco e doente:

  • Mentiras – muitas coisas tentam lhe enganar para você nunca viver na liberdade da verdade de Jesus
  • Tentações – convites para pecar, que até parecem boas no início
  • Crueldade – quando alguém lhe machuca ou faz mal a quem você ama

Mas Deus lhe dá as armas certas para guardar seu coração dessas influências externas:

  • A verdade – que está escrita na Bíblia e revela toda mentira
  • Domínio próprio – que vem do prazer de agradar a Deus mais que ao mundo
  • Amor e perdão – para sarar as feridas de seu coração e lhe ajudar a reagir da forma correta

Pensamentos internos

A maior guerra que você vai travar é consigo mesmo. A Bíblia fala sobre levar seus pensamentos cativos (2 Coríntios 10:5). Isso significa avaliar seus pensamentos e desejos, para ver se estão de acordo com a verdade de Jesus. Os que não estão precisam ser corrigidos.

Ser crente não significa que seus pensamentos vão ser todos bons. Seu coração precisa aprender a se submeter a Deus. Mudar os pensamentos é uma forma de adorar a Deus (Romanos 12:1-2).

Veja aqui: o que a Bíblia fala sobre os sentimentos?

Proteja o que é bom!

Guardar o coração é mais que se proteger de coisas ruins. Também significa cuidar do que é bom. Seu coração ficará mais forte e protegido se você o encher com a palavra de Deus, gratidão e pensamentos e desejos bons (Filipenses 4:6-8). Cultive o que é bom e seu coração ficará bem guardado!