O que a Bíblia fala sobre os sentimentos?

A Bíblia fala que precisamos aprender a lidar com os sentimentos de forma saudável. Deus nos criou com sentimentos e emoções. Dependendo de como lidamos com eles, os sentimentos podem ser bons ou ruins.

Para que servem os sentimentos?

Os sentimentos dão cor à nossa vida. Eles moldam nossa personalidade e dão significado às nossas experiências. As emoções ajudam a distinguir o certo do errado, o bom do ruim, aquilo que gostamos do que não gostamos... Também nos ajudam a ser criativos e a nos conectar com outras pessoas.

Deus tem sentimentos. Ele sente alegria, tristeza, satisfação, ira... Nossos sentimentos são parte de sermos criados à imagem e semelhança de Deus. Ele nos deu emoções como uma bênção.

Veja aqui: o que significa ser criado à imagem e semelhança de Deus?

Mas, como tudo na vida, nossos sentimentos são afetados pelo pecado. O pecado distorce tudo que Deus criou para ser bom. Por causa disso, nossos sentimentos podem nos enganar, prender, desviar do caminho certo e causar muito sofrimento (Jeremias 17:9).

Como lidar com os sentimentos?

Para lidar bem com os sentimentos, precisamos conhecer a verdade da Palavra de Deus (João 17:17). É importante reconhecer os sentimentos por aquilo que são – sentimentos. As emoções são reais mas nem sempre dizem a verdade. Devemos analisar nossos sentimentos à luz da Bíblia, para ver se estão certos ou errados.

Não precisamos ser controlados pelos nossos sentimentos. Devemos submeter nossos sentimentos a Deus (2 Coríntios 10:5). Mesmo quando nossos sentimentos dizem algo diferente, devemos escolher acreditar em Deus. Podemos mudar nossos sentimentos (Romanos 12:2).

É importante evitar extremos. Não é bom deixar as emoções se descontrolarem mas também não é bom reprimir e ignorar o que estamos sentindo. A solução é analisar os sentimentos, para entender as causas e ver se estão de acordo com a Bíblia. Por exemplo:

  • Culpa – Qual é a razão do sentimento de culpa? Se é um pecado, devo me arrepender, pedir perdão a Deus e acreditar que Ele perdoou. Se não é por causa de um pecado ou se for por um pecado já confessado, é um engano do diabo para me destruir e devo rejeitar a culpa e declarar a graça de Deus em minha vida – 1 João 1:9
  • Tristeza – Por que estou triste? Quando é por razões naturais (perda, dor, doença, sofrimento), preciso me dar algum tempo para expressar essa tristeza, acreditando que Deus vai trazer consolação. Se é por pecado, preciso pedir perdão e mudar o que estou fazendo. Se não tem boa razão ou a tristeza está durando muito tempo, preciso rejeitar a tristeza - veja aqui: o que fazer para deixar de ficar triste?
  • Alegria – De onde vem minha alegria? Se vem de coisas boas, devo lembrar de agradecer a Deus, louvando-O com esse sentimento (Filipenses 4:4). Posso até partilhar essa alegria com alguém. Mas se me estou alegrando com coisas ruins, como o sofrimento de outra pessoa, isso não é bom. Preciso mudar de atitude – Provérbios 24:17-18

Veja também: como posso ser mais feliz?

Quando lidamos bem com nossos sentimentos, eles nos ajudam a viver de maneira melhor. Debaixo da orientação de Deus, analisar os sentimentos pode ajudar a reconhecer e resolver problemas e a aumentar nossa intimidade com Deus.