O que significa ser criado à imagem e semelhança de Deus?

Ser criado à imagem e semelhança de Deus significa que somos parecidos com Deus. Cada pessoa reflete um pouco as caraterísticas de Deus. Os salvos também se tornam semelhantes a Cristo.

“Imagem” e “semelhança” significam a mesma coisa: parecença. Nós fomos criados parecidos com Deus (Gênesis 1:26-27). Isso não significa que Deus tem um corpo como o nosso. Deus é espírito. Nossos corpos mostram nossa parecença com as outras criaturas de Deus.

Mas nós temos outras caraterísticas que são parecidas com Deus:

  • Pensamento racional – o ser humano é a única criatura que consegue falar e se expressar de forma racional, não sendo governado apenas por impulsos instintivos; Deus também pensa e usa a razão
  • Capacidade de escolha – podemos escolher entre o bem e o mal; tal como Deus, temos liberdade para decidir
  • Amor – nós podemos amar porque Deus é amor
  • Criatividade – Deus criou o mundo e também nos deu capacidade para criar coisas novas, usando a imaginação; nossa criatividade reflete a criatividade de Deus
  • Emoções – Deus também tem emoções, como alegria e tristeza
  • Noção de justiça e moralidade – todos temos capacidade para avaliar o que é bom e o que é mau; nossa consciência reflete a justiça de Deus

Ser imagem e semelhança de Deus não significa que somos iguais a Deus. Somos como uma sombra de Deus: somos parecidos mas Ele é muito maior e mais complexo. Nossa existência depende de Deus.

Todas as pessoas refletem as caraterísticas de Deus. Por isso, cada vida humana é preciosa (Gênesis 9:6). Mas quando o pecado entrou no mundo, corrompeu essa imagem. O diabo quer destruir a imagem de Deus em nossas vidas.

Veja aqui: por que Deus criou o homem?

A imagem de Cristo

Jesus foi a imagem perfeita de Deus na terra, sem pecado, porque ele é o Filho de Deus (Colossenses 1:15-16). Quem aceita Jesus como seu salvador se torna filho de Deus. Todo filho é parecido com seu pai.

O Espírito Santo trabalha na vida de cada crente, ajudando-o a vencer o pecado, para o tornar mais como Cristo (Romanos 8:29). Quando deixa o Espírito Santo agir, o crente se torna um exemplo do amor de Jesus.