Quem é Deus Pai?

Deus Pai é a primeira pessoa da Trindade. Ele é o único Deus, com todo poder e todo conhecimento. Toda a vontade e o poder de Deus estão expressos no Pai.

Deus é uma Trindade: Pai, Filho e Espírito Santo. Cada elemento da Trindade é uma manifestação diferente do mesmo Deus. Não são três deuses diferentes, são três lados do mesmo Deus. Deus Pai é a manifestação do poder, da soberania e do amor total de Deus.

Deus é nosso Pai porque Ele criou todas as coisas. Toda a vida vem de Deus e, sem Ele, nenhuma vida pode ser formada. Cada pessoa foi criada à imagem e semelhança de Deus, assim como o filho reflete algo de seu pai (Gênesis 1:27). Deus é o Pai de toda a criação.

Veja também: o que é a Trindade?

As caraterísticas de Deus Pai

Além de criador de todas as coisas, a Bíblia ensina que Deus Pai é:

Todo-Poderoso

O Pai tem todo poder sobre tudo que existe. Seus planos não podem ser impedidos e Sua vontade é soberana. Toda autoridade e todo poder vem do Pai. A palavra final sempre pertence a Deus (Jeremias 32:27).

Perfeito

Não há falha nenhuma no Pai. Ele é totalmente puro e não se contamina com o pecado (Deuteronômio 32:4). Todos os Seus caminhos são puros e toda a sabedoria vem dele. Deus é sempre justo e é a fonte de tudo que é bom. Ele é o Pai perfeito.

Amor

O amor é a caraterística essencial de Deus (1 João 4:8). Ele não é frio nem cruel. Deus é um Pai carinhoso, que fica triste em ver seus filhos se desviarem para o mal. Ele não castigo por gosto mas pela necessidade de manter a justiça. Por causa de Seu amor, o Pai é misericordioso e nos oferece uma segunda oportunidade quando pecamos. Ele nos ama tanto que deu Seu Filho Jesus para nos salvar!

Leia aqui: o que significa "Deus é amor"?

O Pai e o Filho

A Bíblia apresenta Jesus como o Filho de Deus. Mas a relação do Pai com Jesus é diferente de Sua relação com o mundo. Jesus chamava Deus de Pai por causa de seu relacionamento. A união de Jesus com o Pai era parecida com a união de uma família.

Jesus tinha grande intimidade com o Pai. Ele ouvia Sua voz e O amava. Tudo que Jesus disse e fez foi como porta-voz do Pai. Ele foi a manifestação da glória e do amor de Deus cá na terra.

Deus também é o Pai porque Ele tem toda autoridade. O poder de Jesus vinha todo do Pai e tudo que ele ensinou é válido porque veio do Pai (João 14:10-11). Jesus se submeteu completamente à vontade do Pai e foi obediente em tudo, como um bom filho.

Jesus não era Filho de Deus por ter sido criado por Ele. Ele é Filho por causa de sua relação de amor e submissão ao Pai.

Descubra aqui: Jesus é Deus?

O Pai de todo aquele que crê

Deus é o Pai de toda a criação mas somente quando somos salvos nos tornamos filhos de Deus de pleno direito (1 João 3:1). O pecado nos separa do Pai e somente através de Jesus podemos voltar a fazer parte da família de Deus.

Jesus é o único caminho para o Pai (João 14:6). Quando nos arrependemos e cremos em Jesus, somos adotados como filhos de Deus e nos tornamos herdeiros do Céu. Pela fé nos tornamos filhos de Deus, com acesso ao Pai e direito a um relacionamento íntimo com Ele.