Jesus é Deus?

Sim, Jesus é Deus. A Bíblia deixa isso bem claro, Deus é uma Trindade: 3 em 1. Pode parecer estranho, mas Deus é maior do que a nossa capacidade de compreendê-lo. Somos criatura, obra do Criador.

O que os homens sabem de Deus foi revelado pelo próprio Deus, através do Filho por meio do Espirito Santo (Lucas 10:21-24).

Nós somos corpo, alma e espírito, Deus é Pai, Filho e Espírito Santo. Jesus é o Filho de Deus, está com Deus e é Deus (João 1:1). O Pai, o Filho e o Espírito Santo estavam juntos desde o princípio (João 1:2). Ao vir para a terra, o Filho tomou a forma humana: Jesus (Isaías 9:6, Mateus 1:20-23 e Mateus 3:16-17), "o Verbo que se fez carne e habitou entre nós" (João 1:14).

Algumas pessoas argumentam o fato de Jesus estar junto a Deus de que Ele não seria Deus. Na verdade, só a essência de Deus poderia estar com Deus desde a eternidade, pois antes de tudo, só Deus existia (lembre-se: Deus é 3 em 1). Outras passagens são muito claras ao afirmar que Jesus é Deus (João 10:30, Tito 2:13 e Colossenses 1:15-17).

Leia aqui: o que é a Trindade?

João 1-1

Jesus afirmou ser Deus

Jesus não disse exatamente essas palavras “eu sou Deus”, assim como não há nenhuma referência bíblica de que Ele tenha dito “eu sou homem”. Mesmo assim, encontramos no Evangelho várias formas em que Jesus afirmou ser Deus:

  • Jesus deixou que as pessoas o adorassem (Mateus 28:9) – Jesus não recusou ser adorado. Jesus era judeu, os judeus acreditavam que só deviam adorar a Deus, nunca a homens.
  • Jesus perdoava pecados (Marcos 2:5-7) – Ele não estava perdoando pecados feitos contra Ele próprio, mas todos os pecados das pessoas! Os religiosos da época ficaram chocados, porque só Deus poderia perdoar os pecados, visto que todo o pecado é uma ofensa contra Deus.
  • Jesus afirmou ser o Eu Sou (João 8:28; João 8:58-59) – Quando Moisés perguntou a Deus qual era Seu nome, Deus respondeu: Eu Sou (Êxodo 3:13-14). Jesus afirmou ser o Eu Sou, quando foi questionado quem Ele era. Os judeus quiseram matá-lo quando ouviram a resposta, pois estava claro que Jesus afirmou ser Deus.
  • Jesus disse que Ele e Deus eram um (João 10:30-33) – Isso seria o mesmo que dizer: Eu sou Deus! Tanto que os judeus ao entenderam isto tentaram apedrejá-lo.
  • Jesus afirmou ser o caminho, a verdade e a vida (João 14:6) – Só Deus poderia dar acesso a Ele próprio. Jesus afirmou ser - tudo no singular - o caminho, a verdade e a vida. Ninguém - absolutamente nada e ninguém - chegaria ao Pai senão fosse por intermédio dele.
  • Jesus afirmou ser a única Salvação (João 5:24 e João 14:23) - Nenhum líder espiritual disse que a salvação viria por ele próprio. Tal afirmação cairia por terra quando o indivíduo morresse. Jesus não somente afirmou ser a Salvação (João 11:25), como ressuscitou e venceu a morte! (Mateus 28:5-6 e Romanos 6:9)

Muitas destas afirmações foram registradas por João Evangelista - discípulo de Jesus - que ouviu e testemunhou todas essas coisas. Os judeus teriam aceitado um Messias, profeta ou líder espiritual sem problema, pois já estavam a espera que Ele viesse. A razão porque muitos se recusaram a aceitar a Jesus e o mataram, foi justamente porque Ele dizia ser Deus.

Saiba: O que significa: Eu sou o caminho, a verdade e a vida?

Jesus revelou ser Deus

Outra passagem que nos ajuda a compreender que Jesus é Deus, está no Evangelho de João 14. Tomé indagou a Cristo para onde Ele iria e que caminho tomar (João 14:5). Jesus respondeu a Tomé dizendo: "Se vocês realmente me conhecessem, conheceriam também o meu Pai. Já agora vocês o conhecem e o têm visto" (João 14:6-7). Além de afirmar que era o único caminho que levava à Salvação, Ele revelou que era Deus e que estava na frente de todos eles!

Filipe, ainda sem compreender disse: "Senhor, mostra-nos o Pai, e isso nos basta" (João 14:8). Jesus reafirma quem era de maneira categórica: "Você não me conhece, Filipe, mesmo depois de eu ter estado com vocês durante tanto tempo? Quem me vê, vê o Pai. Como você pode dizer: Mostra-nos o Pai?

Jesus provou ser Deus quando ressuscitou! Todos os outros casos de ressurreição na Bíblia foram graças às orações de homens de Deus. Jesus ressuscitou sem ninguém ter intercedido por Ele (Atos dos Apóstolos 2:24 e Romanos 6:9). A morte não podia retê-lo porque era perfeito e era Deus.

Veja: Como posso ter a Vida Eterna?