Por que Deus criou o homem?

Deus criou o homem para a Sua glória (Isaías 43:7). Ele é a Sua imagem e glória (1 Coríntios 11:7). Deus não precisava mostrar a Sua glória ao homem, pois Ele já a tem e ninguém a pode tirar.

Além do homem ser criado para a Sua glória, a Bíblia não diz se há mais outros propósitos pelos quais Deus o criou . Porém, Ele criou-o a Sua imagem, conforme a Sua semelhança, sendo o homem único (Génesis 1:26). Tudo foi criado por ele e para Ele, conforme a Sua vontade (Atos 17:24-26; Colossenses 1:16).

Criado para Si, o homem e Deus tinham um relacionamento. Ele lhe deu uma grande responsabilidade: cuidar da Sua criação, dar nomes aos animais e cultivar a terra.

Infelizmente, o homem pecou, desobedeceu a uma ordem dada por Deus, quebrou a comunhão que eles tinham. O que o homem era e fazia para O glorificar, foi corrompido pelo pecado.

O que Deus fez para que a Sua criação voltasse a glorificá-Lo?

Deus viu que o homem por si só, nunca voltaria a glorificá-lo, e não teriam mais um relacionamento com Ele (Romanos 5:10). Tudo nele foi corrompido, e não havia nenhum homem justo na terra que fazia o bem (Romanos 3:9-12). Por isso, Deus enviou o Seu único Filho, Jesus, para morrer na cruz pelo pecado do homem, para que este voltasse a glorifica-Lo como Deus (Romanos 1:21).

Sendo criado para a Sua glória, o que o homem deve fazer?

  1. Reconhecer o seu pecado e receber a dádiva da salvação, por meio do sacrifício de Jesus Cristo na cruz.
  2. Reconhecer e glorificar a Deus em todos os seus caminhos.
  3. Guardar os Seus mandamentos.
  4. Viver de maneira santa, digna e irrepreensível.