O que significa hosana?

Hosana é uma expressão hebraica que significa “salva-nos!” mas que depois se tornou uma expressão de louvor a Deus. Quando Jesus entrou em Jerusalém, o povo o recebeu com alegria, gritando hosana.

A palavra hosana vem da expressão hebraica “salva-nos, Senhor, nós imploramos”, que aparece em Salmos 118:25-26. Essa passagem também tem a frase “bendito é o que vem em nome do Senhor”.

O Salmo 118 é um salmo de gratidão a Deus por Sua salvação. Os judeus cantavam esse salmos em suas festas religiosas, para lembrar da bondade de Deus. Assim, o significado de hosana mudou de um pedido por salvação para uma expressão de gratidão pela salvação que estava chegando.

Com o tempo, “o que vem em nome do Senhor” passou a ser interpretado como o Messias, o Salvador prometido. Ele seria o agente da salvação do povo de Deus.

Veja também: por que Jesus é chamado Cristo?

Hosana no Novo Testamento

Hosana aparece apenas nos evangelhos, nos relatos sobre a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém.

Quando Jesus entrou em Jerusalém, uma semana antes de sua crucificação, uma grande multidão se ajuntou para o receber, gritando “hosana!” O povo também gritava “bendito é o que vem em nome do Senhor”. Com isso, eles estavam reconhecendo que Jesus era o Salvador que eles esperavam, o rei prometido por Deus (Mateus 21:9).

Ao gritarem hosana, as pessoas estavam clamando a Jesus por salvação. Ao mesmo tempo, estavam agradecendo a Deus pela salvação que estava chegando. “Hosana” era seu grito de gratidão e esperança.

O significado de hosana nas alturas

Na entrada triunfal de Jesus, o povo também gritava “hosana nas alturas!” Essa exclamação podia ter vários significados:

  • A salvação vem das alturas (do Céu)
  • Deus vem salvar-nos
  • Glória nas alturas (veja Lucas 19:38)
  • Louvem a Deus nas alturas por Sua salvação

Por causa da forma como foi usada na entrada triunfal, hosana passou a ser usada como expressão de louvor a Deus entre os cristãos.