O que a Bíblia diz sobre sonhos?

A Bíblia diz que um sonho pode ser um meio usado por Deus para falar com as pessoas.

Além de fazer com que algumas pessoas sonhassem, também vemos na Bíblia que Deus deu a alguns a capacidade de interpretação de sonhos, como por exemplo José (Gênesis 40 e 41) e Daniel  (Daniel 7:1-7).

No Novo Testamento, Deus também falou com José através de sonhos, para que ele não se divorciasse de Maria.

Podemos verificar que na Bíblia Deus usa sonhos com três propósitos:

É muito importante dizer que é preciso ter cuidado, porque nem todos os sonhos são dados por Deus. Os sonhos normais são normalmente resultado da mistura das nossas memoria com a nossa imaginação.

Veja aqui: todos os sonhos têm significado?

Quando alguém tem um sonho fora do normal é preciso orar para confirmar e entender, falar com líderes ou pessoas espiritualmente maduras. Se um sonho é de Deus, ele não pode ir contra os ensinamentos da Bíblia.

Veja também: como saber se um sonho é de Deus?

Sonhos e planos

Quando falamos de sonhos no sentido de realização pessoal ou planos para o futuro, a Bíblia deixa algumas recomendações:

  • Se os nossos sonhos e planos estiverem de acordo com o plano de Deus e se entregarmos tudo nas Suas mãos, as coisas vão correr bem. (Provérbios 16:3)
  • Somos encorajados a trabalhar afincadamente para realizarmos os nossos planos (Provérbios 21:5).
  • Nesta área de fazer planos e sonhar coisas para o futuro, nada é mais importante do que colocar Deus em primeiro lugar e pedir que Ele guie todas as decisões da nossa vida. (Mateus 6:33)