Todos os sonhos têm significado?

Não, nem todos os sonhos têm significado. Muitos sonhos são só fruto da imaginação e da memória. Mas às vezes um sonho vem de Deus. Outros sonhos podem ser mandados pelo diabo para causar problemas. Não devemos dar importância a todos os sonhos.

Quando alguém tem um sonho que lhe afeta, deve pedir sabedoria a Deus para entender seu significado (Tiago 1:5). Também é bom falar com um pastor ou líder quando o sonho lhe preocupa. Ouvir a opinião de uma pessoa sábia sempre ajuda.

Os sonhos podem ser:

Sonhos da imaginação

Esses são os sonhos mais comuns, que temos todas as noites, mesmo quando não lembramos deles. Enquanto dormimos, nossa imaginação trabalha de forma desordenada, criando sonhos. Os sonhos normalmente misturam memórias com preocupações, sentimentos e desejos. Por exemplo, uma pessoa estudando para um exame importante e difícil poderá sonhar que chegou ao exame tarde e se esqueceu da matéria.

Os sonhos normais podem ser bizarros e sem lógica. Não precisamos dar importância a esses sonhos. Alguns sonhos podem nos ajudar a processar algum acontecimento mas a maioria desses sonhos não tem significado.

Descubra aqui mais sobre o que a Bíblia diz sobre sonhos.

Sonhos de Deus

Um sonho que vem de Deus serve para nos transmitir uma mensagem (Números 12:6). É um sonho diferente do sonho normal. Na Bíblia, todas as pessoas que tiveram um sonho de Deus sabiam que era um sonho especial.

Um sonho que vem de Deus tem significado. A mensagem será clara ou terá uma interpretação. Se o sonho vem mesmo de Deus, seu significado terá de concordar com a mensagem da Bíblia (Gálatas 1:8-9).

Veja também: como saber se um sonho vem de Deus?

Sonhos do inimigo

Às vezes o diabo pode usar um sonho para nos enganar ou atormentar. Esses sonhos são mentirosos e só causam problemas: medo, insegurança, desconfiança... Um sonho mandado do inimigo não edifica nem ajuda ninguém.

Se um sonho tem um significado que não concorda com a Bíblia, não deixe que lhe afete. Poderá parecer importante, mas se não está de acordo com a Bíblia é uma mentira. A Bíblia é a Palavra de Deus e nossa maior autoridade, acima de qualquer sonho. Rejeite qualquer sonho vindo do inimigo (Jeremias 23:25-27).