O que a Bíblia fala sobre extraterrestres?

A Bíblia não fala nada sobre se extraterrestres existem ou não. A possibilidade de vida em outros planetas não é discutida na Bíblia. A possível (mas improvável) existência de vida extraterrestre não implica que Deus não existe nem que a Bíblia está errada.

A Bíblia não diz nada sobre extraterrestres?

Não há nenhuma passagem na Bíblia que sugere que há vida noutros planetas. Essa ideia é muito recente. Nos tempos antigos, os curiosos se interessavam pelos lugares mais distantes da terra. Tal como as teorias de hoje sobre outros planetas, naqueles tempos as pessoas imaginavam coisas fantásticas e sem razão sobre os lugares remotos do mundo (como sereias e dragões). Nós agora simplesmente substituímos as terras distantes por outros planetas, as criaturas fantásticas por extraterrestres e a magia por ficção “científica”.

Algumas pessoas tentam identificar visões e profecias na Bíblia com contatos com seres extraterrestres. Mas a Bíblia diz que o nosso mundo tem um lado espiritual. As visões pertencem a essa área espiritual e servem para explicá-la. Muitas das figuras nas visões são simbólicas, por exemplo os quatro animais na visão de Daniel, que representavam quatro reinos (Daniel 7:16-17). Além disso, a mensagem das profecias e visões da Bíblia não é que há extraterrestres, mas que existe um Deus supremo que criou tudo e nos ama (Isaías 45:18). Esse deve ser o nosso foco, não a procura por evidências para teorias improváveis.

Veja aqui: segundo a Bíblia existe vida em outros planetas?

Atenção: as pessoas que acreditam em extraterrestres dirão que a Bíblia é uma deturpação de evidências de extraterrestres. Mas na verdade, as teorias de extraterrestres são uma deturpação da Bíblia (e da História em geral).

Existe vida em outros planetas?

A Bíblia não diz, mas é pouco provável. A ideia que pode existir vida em outros planetas baseia-se na teoria que a vida começou com uma “sopa” de elementos que se juntaram e formaram a primeira célula viva. Coisas mortas não geram coisas vivas, mas presumindo que pode ter acontecido, o que seria necessário para outro planeta formar vida?

  • Uma estrela com mais ou menos o mesmo tamanho e idade do sol;
  • Um planeta com o mesmo tamanho da terra, a mesma composição e à mesma distância do seu sol;
  • Uma atmosfera parecida com a nossa (que é muito complexa);
  • Muita água em estado líquido;
  • Todos os ingredientes da “sopa” reunidos nesse planeta, com todos os seus elementos interagindo de uma maneira muito específica.

Há muitas outras condições mas só essas tornam a ideia de vida extraterrestre muito improvável. Outra teoria é que a vida na terra surgiu de vida extraterrestre mas essa teoria não tem base científica sólida e é uma desculpa para ignorar a questão da origem da vida. A Bíblia diz que Deus criou a vida. Não sabemos se Ele também criou vida noutros planetas, mas a Bíblia fala que todo o universo sofre as consequências do pecado do homem (Apocalipse 6:12-14). Se há vida extraterrestre, sua natureza também é caída.

Veja também: contato extraterrestre existe mesmo?

Estamos sozinhos no universo?

Não estamos sozinhos, existe um Deus que criou o universo e que quer ter um relacionamento pessoal com você. Ele não é um extraterrestre, uma criatura de outro planeta, porque Ele não pertence a este universo. É ao contrário, o universo pertence a Ele. Deus te ama tanto que Ele decidiu visitar a terra para que você pudesse conhecê-lo (João 3:16). E Ele deixou um livro para explicar tudo isso a você: a Bíblia.

A curiosidade sobre extraterrestres é normal mas não é uma desculpa para ignorar a Bíblia. As teorias de extraterrestres são um substituto muito pobre para a verdade sobre Deus.