Segundo a Bíblia existe vida em outros planetas?

A Bíblia não diz se existe ou não vida em outros planetas. Não há nenhuma referência a vida em outros planetas na Bíblia. O foco da Bíblia é a vida humana.

A Bíblia fala sobre a vida na terra (homens e animais) e sobre seres espirituais, que não têm corpo físico. Esses seres são anjos e demônios (Hebreus 1:14). A Bíblia não fala sobre outras criaturas em outros planetas.

Algumas pessoas tentam provar que a Bíblia fala indiretamente sobre vida em outros planetas, usando passagens como 1 Coríntios 4:9. Nessa passagem, a palavra para “mundo” é “kosmos”, que também pode significar “universo”. Mas isso é apenas um reconhecimento que o mundo é maior que nosso planeta, não fala de extraterrestres. Na verdade, a passagem fala apenas sobre homens e anjos, não sobre outras criaturas.

A Bíblia reconhece que o universo é muito grande mas não fala de vida extraterrestre. Nenhuma passagem na Bíblia fala sobre criaturas morando em outros planetas. A maioria das passagens usadas para provar a existência de vida extraterrestre falam sobre anjos e a dimensão espiritual do mundo. Não podemos forçar a Bíblia a dizer o que não diz!

Veja aqui mais: o que a Bíblia fala sobre extraterrestres?

Pode existir vida em outros planetas?

A Bíblia não diz mas é pouco provável que exista vida em outros planetas. A ciência ainda não conseguiu provar que é possível surgir vida de matéria morta sem a ajuda de um milagre. A Bíblia diz que a vida vem de Deus (Neemias 9:6).

Mesmo se a vida pode surgir naturalmente, as condições na terra são muito especiais. Existem milhares de fatores que têm de estar perfeitamente sincronizados. O universo é muito grande mas a probabilidade de haver outro planeta com as mesmas condições ainda é muito pequena.

Se a probabilidade de existir formas de vida simples já é pequena, a existência de vida inteligente e com capacidade de nos contatar é praticamente impossível! Os relatos de contato com vida extraterrestre são de pouca confiança.

Não está convencido? Leia aqui: contato extraterrestre existe mesmo?

O que podemos aprender na Bíblia sobre extraterrestres?

A Bíblia não fala sobre vida em outros planetas, mas se existir sabemos que:

  • é criação de Deus – a Bíblia diz que tudo foi criado por Deus. Se existe vida em outros planetas, foi criada por Deus – Hebreus 11:3
  • sua natureza é caída – a Bíblia diz que toda a criação sofre as consequências do pecado. A criação engloba todo o universo físico, que será destruído no fim dos tempos. Se existirem extraterrestres, não são perfeitos nem santos – Romanos 8:19-21; 2 Pedro 3:10

Estamos sozinhos no universo?

Não, não estamos sozinhos no universo. Existe um Deus que quer ter um relacionamento pessoal com você. Ele não é um extraterrestre, uma criatura de outro planeta. Ele é o criador e o dono de todo o universo! E Ele ama você! Deus visitou a terra para que você O pudesse conhecer (João 3:16). E Ele deixou um livro para explicar isso tudo a você: a Bíblia.

A Bíblia não nos dá a resposta sobre se a vida existe em outros planetas mas ela nos mostra a fonte de toda a vida: Deus. - Salmos 36:9