O que é o pecado de blasfêmia contra o Espírito Santo?

Pr. Marcelo Teixeira Mallet
Pr. Marcelo Teixeira Mallet
Pastor Batista

A blasfêmia contra o Espírito Santo é uma rejeição total e contínua de Deus e é o único pecado que não tem perdão. Quem blasfema contra o Espírito Santo está rejeitando completamente a Deus, e nunca chega ao arrependimento.

Jesus disse que todos os pecados serão perdoados, exceto a blasfêmia contra o Espírito Santo:

Eu asseguro que todos os pecados e blasfêmias dos homens lhes serão perdoados, mas quem blasfemar contra o Espírito Santo nunca terá perdão: é culpado de pecado eterno”.

Marcos 3:28-29

O pecado contra o Espírito Santo

A Bíblia não diz exatamente o que é a blasfêmia contra o Espírito Santo, mas podemos entender o que significa pelo contexto:

Os fariseus acusaram Jesus de expulsar demônios pelo poder de Belzebu, o príncipe dos demônios. Jesus lhes explicou que isso era ridículo, porque Satanás não trabalha contra si mesmo. Jesus também avisou que só há dois lados: "quem não está comigo, está contra mim" (Mateus 12:30-31). Ele disse que todo o pecado, exceto a blasfêmia contra o Espírito Santo, seria perdoado.

A blasfêmia é um insulto a Deus, porque é uma rejeição consciente diante da atuação do Espírito Santo.

Jesus disse que toda blasfêmia será perdoada, mas blasfêmia contra o Espírito Santo não será perdoada. Na prática, a blasfêmia contra o Espírito Santo é atribuir a Satanás a obra que Deus está realizando através do Espírito Santo. Mateus 12:32 também enfatiza que a blasfêmia contra o Espírito Santo é falar contra e se opor ativamente a Ele.

Os fariseus rejeitaram Jesus, e Ele disse que até isso poderia ser perdoado. O verdadeiro perigo é rejeitar o Espírito Santo.

A raiz do pecado da blasfêmia contra o Espírito Santo é a incredulidade. A função do Espírito Santo é convencer do pecado e levar o incrédulo ao arrependimento e à fé. Para ser salva, a pessoa precisa crer e se arrepender dos seus pecados (João 16:7-8; Atos dos Apóstolos 3:19-20). Por isso, quem blasfema contra o Espírito Santo não pode ser perdoado, porque rejeita a convicção do Espírito e não se arrepende.

Rejeitar o arrependimento e a fé, é blasfêmia porque insulta a Deus, que deu tudo para trazer a salvação e a libertação do pecado. A incredulidade é um pecado que, para ser perdoado, precisa de arrependimento e fé. Sem isso não há perdão.

Para saber mais sobre o Espírito Santo.

Será que cometi blasfêmia contra o Espírito Santo?

Se você está arrependido, então não cometeu a blasfêmia contra o Espírito Santo. Jesus NUNCA rejeita quem vem a Ele. Confesse seu pecado e você receberá o perdão (João 6:37; 1 João 1:9).

Quem sente tristeza pelo pecado e quer ter um relacionamento com Deus, claramente não cometeu a blasfêmia contra o Espírito Santo. Por outro lado, quem comete a blasfêmia contra o Espírito Santo não sente tristeza ou preocupação pelo pecado. Isso acontece porque rejeitou completamente o arrependimento e a fé.

A blasfêmia contra o Espírito Santo é uma rejeição total e contínua em relação a Deus.

Ainda tem dúvidas? Veja: Como posso saber se Deus me perdoou?

Saiba ainda: O que é blasfêmia?

Pr. Marcelo Teixeira Mallet
Pr. Marcelo Teixeira Mallet
Bacharel em Teologia com ênfase em Teologia Histórico-Sistemática e Aconselhamento pelo Seminário Teológico de Gramado (RS, Brasil) e Mestrando em Estudos Teológicos pelo Seminário Teológico Baptista de Lisboa (Portugal). Pastor batista desde fevereiro de 1994.