O que é blasfêmia?

Blasfêmia é falar mal de Deus ou das coisas de Deus. Blasfemar significa insultar ou difamar Deus, dizendo mentiras sobre Ele. Quem blasfema mostra desprezo por Deus.

Nossa atitude deve ser de amor e respeito por Deus. Ele é poderoso e perfeito e ainda nos ama! Blasfêmia é rejeitar Deus de forma consciente. Algumas formas de blasfêmia são:

  • Rejeitar Jesus como salvador
  • Amaldiçoar Deus
  • Falar mal de Deus e de Suas obras

Blasfêmia na Bíblia

No Antigo Testamento, o castigo pela blasfêmia era a morte por apedrejamento (Levítico 24:15-16). O amor e o respeito por Deus deveriam ser a base da nação de Israel. Blasfemar era um pecado muito grave e não podia ser tolerado.

Jesus avisou que a blasfêmia é um pecado sério. Não há salvação para o blasfemo que rejeita Deus completamente e se recusa a reconhecer Sua ação, como os fariseus fizeram quando acusaram Jesus de trabalhar para o diabo (Mateus 12:24).

Os líderes religiosos acusaram Jesus de blasfêmia porque ele dizia ser igual a Deus, o que, a seu ver, rebaixava Deus. Eles usaram a acusação de blasfêmia para virar o povo contra Jesus, porque a blasfêmia era um pecado sério que revoltava os judeus (João 10:31-33).

Blasfêmia tem perdão?

Sim, blasfêmia tem perdão, se a pessoa se arrepender. Deus não rejeita ninguém que se arrepende. O único pecado imperdoável é a blasfêmia contra o Espírito Santo (Mateus 12:30-32). Quem comete esse pecado não se arrepende, porque o verdadeiro arrependimento só acontece pela ação do Espírito Santo, que a pessoa rejeitou. Se você ama Deus, você não corre perigo de cair nesse pecado.

Veja aqui: o que é a blasfêmia contra o Espírito Santo?