O que a Bíblia ensina sobre autoridade espiritual?

A Bíblia ensina que todo crente tem autoridade espiritual que vem de Jesus. Essa autoridade nos dá poder para fazer a diferença no mundo. A Bíblia também diz que devemos respeitar pessoas que têm autoridade espiritual na igreja.

Deus tem toda autoridade. Todo poder e toda autoridade na terra vêm de Deus. No entanto, Deus nos dá poder para tomar escolhas, até mesmo de nos rebelar contra Ele. Quando nos rebelamos contra Deus, nos submetemos à autoridade espiritual do diabo, o inimigo de Deus. A autoridade espiritual a que nos submetemos vai definir nossa vida.

Quando nos arrependemos, crendo em Jesus como salvador, submetemos nossa vida de novo à autoridade de Deus (Tiago 4:7-8). Mas mesmo quem é salvo precisa tomar cuidado para não se submeter a alguma autoridade espiritual errada (Gálatas 5:1).

A autoridade espiritual do cristão

Jesus tem todo poder e delegou esse poder a quem crê nele. Por isso, todo crente tem autoridade espiritual, como representante de Jesus na terra. Essa autoridade nos dá poder:

  • Para pregar o evangelho – Atos dos Apóstolos 1:8
  • Para ensinar outros a seguir Jesus – Mateus 28:19-20
  • Para vencer o medo e o pecado – 2 Timóteo 1:7
  • Para fazer o que Jesus fazia – João 14:12

Jesus realizava milagres, curava doentes, expulsava demônios, ressuscitava mortos, consolava quem estava triste e trazia transformação em todos os lugares onde ia. E a Bíblia diz que ele nos deu autoridade para fazer o mesmo!

Mas com a autoridade vem muita responsabilidade. Não podemos abusar dessa autoridade espiritual. Precisamos sempre lembrar que nós estamos debaixo da autoridade maior de Deus e devemos sempre procurar fazer Sua vontade.

Também não podemos forçar nossa autoridade sobre outras pessoas. Cada pessoa tem o direito de escolher se vai se submeter a Deus ou não. Mas se alguém quer nossa ajuda, temos toda autoridade para trazer essa pessoa para Jesus e libertar do poder do diabo.

Veja também: o que a Bíblia ensina sobre liderança?

Autoridade espiritual na igreja

Na igreja, Deus chama algumas pessoas para liderar. Essas pessoas têm autoridade espiritual sobre quem está debaixo de seu cuidado, para ensinar, corrigir e ajudar a crescer. Isso é muito importante para manter a igreja unida, firme e com visão.

Os líderes da igreja têm um trabalho muito importante e difícil. Por isso, merecem nosso respeito e devemos nos submeter à sua autoridade (Hebreus 13:17). Assim como os líderes servem a congregação, a congregação deve servir os líderes. Tanto a autoridade quanto a submissão implicam amor e sacrifício.

Leia aqui: o que a Bíblia fala sobre mostrar respeito?

No entanto, autoridade espiritual não significa poder ilimitado sobre os outros crentes nem que o líder nunca pode ser questionado. Devemos respeitar os líderes mas a autoridade de Deus é sempre superior a toda autoridade humana.