O que é inimizade na Bíblia?

Inimizade na Bíblia é estar em conflito ou em oposição contra outra pessoa, desejando seu mal. Inimigos lutam um contra o outro. A Bíblia diz que devemos ser inimigos do mal mas amar nossos inimigos humanos.

A Bíblia diz que nosso verdadeiro inimigo é o diabo. O diabo não quer nosso bem; ele quer nos destruir (1 Pedro 5:8). Ele é nosso inimigo porque está lutando ativamente contra nós. Por isso, devemos lutar contra o diabo e suas forças.

O diabo promove muitas inimizades, através do pecado:

  • Inimizade com Deus – o pecado nos torna inimigos de Deus, que é perfeito e não tolera o pecado
  • Inimizade com outras pessoas – nossos pecados afetam nossos relacionamentos, porque machucamos uns aos outros
  • Inimizade entre povos – inimizades e conflitos podem colocar nações inteiras umas contra as outras, causando até guerras

A inimizade destrói relacionamentos e leva pessoas a fazerem coisas cruéis. Ela alimenta ódio, brigas, vingança e muitos outros pecados contra outras pessoas.

Veja também: o que Deus diz sobre a guerra?

Vencendo a inimizade

Jesus veio para trazer reconciliação: com Deus e com outras pessoas. Quando ele morreu e ressuscitou, Jesus destruiu a barreira de inimizade criada pelo pecado (Colossenses 1:21-23). Agora podemos ser amigos de Deus!

Quando deixamos Jesus trabalhar em nossas vidas, ele nos ensina a perdoar e a viver em paz com outras pessoas. Ele nos ajuda a ver nossos inimigos como pessoas que também precisam dele, pessoas que devemos amar (Lucas 6:27-28). O amor de Jesus vence a inimizade e conserta relacionamentos.

Veja aqui: como posso perdoar?

Uma escolha: inimigo de Deus ou inimigo do pecado?

A Bíblia diz que a amizade com o mundo é inimizade com Deus (Tiago 4:4). Isso significa que quem ama as coisas ruins do mundo e quer viver no pecado se torna inimigo de Deus. Deus odeia o pecado. Quem ama a Deus também odeia o pecado.

Jesus explicou que só existem dois lados: ou estamos contra ele, ou lutamos do seu lado (Marcos 9:39-40). Não existe uma posição neutra. Não podemos amar o pecado e amar a Deus. Ou somos inimigos de Deus, ou somos inimigos do pecado.