O que Deus diz sobre a guerra?

Deus permite a guerra, porém não é o que desde do princípio Ele planejou. Um dos significados do nome de Deus é: Senhor dos exércitos. O Antigo Testamento praticamente descreve um cenário de guerra.

A guerra significa provocar problemas, confusão com alguém ou no meio de um povo. Ao longo dos anos a humanidade vem vivenciando vários tipos de guerra, seja ela de grande magnitude, como a guerra mundial, ou pequenas magnitudes, como as guerras frias, civis...

No caso de Israel, Deus chamou o povo à guerra várias vezes, lutando com eles, por causa da degradação moral do povo inimigo (Deuteronômio 1:30). Em algumas situações, Ele leva o povo de Israel à guerra para ser derrotado, por causa da sua desobediência e rebeldia. Muitas guerras do Antigo Testamento eram uma forma de Deus trazer condenação e castigo sobre um povo.

Por outro lado, na maioria das vezes, a guerra é o resultado do egoísmo, avareza e poder do homem, resultando na miséria daqueles que estão envolvidos direta e indiretamente. Muitas atrocidades são cometidas na guerra, mesmo quando a causa é "justa". Na Bíblia, Deus nos aconselha a ter paz com todos os homens - Romanos 12:18. ​

Por causa da maldade humana, a guerra é um problema real de nosso mundo. As forças militares de um país podem ser usadas para o bem, para proteger as pessoas e garantir a paz, ou para o mal, para oprimir e destruir. Jesus avisou que no fim dos tempos haveria muitas guerras e rumores de guerras (Mateus 24:6-7). Devemos promover a paz mas também precisamos estar conscientes que sempre haverão conflitos onde o pecado reina.

Veja também: crente pode ser policial ou militar?

Outros tipos de guerra

O mundo tem assistido a vários tipos de guerras como:

  1. Guerra entre países - Onde os governantes desejam aumentar os seus territórios, ou o que os outros possuem de muito valor.
  2. Na igreja - quando cada um tem as sua própria interpretação e não se baseiam na Bíblia.
  3. No trabalho - Quando querem as tão famosas promoções.
  4. Na família - quando os seus membros, não entendem o seu papel dentro dela.
  5. Guerra espiritual - quando lutamos contra nossa carne, o mundo e o Diabo - veja aqui: o que a Bíblia fala sobre batalha espiritual?

A guerra é resultado da cobiça, inveja e  prazeres que militam dentro de cada um, levando o homem a buscar e satisfazer os seus desejos. Por isso, é muito importante prestar atenção aos alarmes que as diversas situações ou circunstâncias nos trazem. Você é alguém que apazigua ou que causa os conflitos? O que você pode fazer dentro do seu possível para manter a paz onde você está inserido? Se for possível e depender de você, tenha paz com todos os homens.

Leia aqui mais: o que é inimizade na Bíblia?