O que é ostentação?

Ostentação é exibição, orgulho, vaidade. Ostentação é o contrário de humildade. Quem se ostenta quer receber glória para si. A Bíblia condena a ostentação (1 João 2:16).

Ostentação é se exibir para parecer melhor aos olhos de outras pessoas. Uma pessoa pode ostentar:

  • Riquezas e bens
  • Posição social
  • Suas capacidades
  • Suas ações

Não é errado ter riquezas, capacidades, posição social e fazer boas obras. O problema é quando achamos que somos mais importantes por causa dessas coisas. Aquilo que temos ou fazemos não define nosso valor. Uma pessoa rica e influente não é mais importante que uma pessoa pobre ou sem inteligência (Tiago 2:1). Deus ama todos de forma igual.

Veja aqui: o que é humildade?

Os perigos da ostentação

A ostentação tem três consequências perigosas:

  • Ilusão de auto-suficiência – a pessoa pensa que tudo que precisa está em si; acha que não precisa de Jesus, seu valor e até sua salvação dependem daquilo que faz ou tem
  • Falta de humildade – quem se ostenta muitas vezes não vê nem admite seus erros e suas falhas
  • Desprezo por outras pessoas – a ostentação cega; a pessoa se acha superior aos outros e não vê como todos são preciosos para Deus

Veja também: segundo a Bíblia o que é vaidade?

Como desfrutar das coisas boas sem se ostentar?

O extremo oposto da ostentação é o desprezo por si mesmo. Isso também é errado. Toda a gente tem falhas mas nem tudo é ruim. Deus nos ama e nos dá coisas boas para aproveitarmos.

Para não cair na ostentação nem no desprezo de si, é importante lembrar que tudo de bom vem de Deus. “Quem se gloriar, glorie-se no Senhor” (2 Coríntios 10:17). Quando lembramos que Deus nos dá tudo que temos, ficamos com um conceito equilibrado de nós mesmos. Também é importante dar valor a outras pessoas (Filipenses 2:3-4). Quem vê o valor dos outros não se acha superior.