O que é porfia?

Porfia é discussão, briga, insistência. A porfia é uma briga que acontece quando as pessoas são teimosas e insistem em ganhar a discussão, não dando o braço a torcer. A discussão se torna feia e as pessoas dizem coisas que não deviam. Em outros contextos, porfia significa perseverança, lutar para atingir um objetivo.

O que a Bíblia diz sobre porfia?

A palavra porfia não aparece em traduções mais modernas da Bíblia, porque é uma palavra que ninguém usa hoje em dia. Mas a Bíblia diz que devemos evitar brigas e controvérsias (2 Timóteo 2:23-24). Não é bom estragar uma amizade por causa de uma diferença de opinião.

Veja também: qual é o significado de contenda?

Onde há pessoas, há opiniões e gostos diferentes. Quando todos respeitam uns aos outros, é até agradável ter discussões amigáveis sobre nossas opiniões. Refletir sobre outros pontos de vista nos ajuda a formar opiniões mais informadas (1 Tessalonicenses 5:21). A porfia só acontece quando as pessoas se esquecem do amor e respeito.

Quando temos uma opinião muito forte sobre algum assunto, precisamos ter muito cuidado para não cair na porfia. Podemos ser insistentes mas não podemos cair no desrespeito (Provérbios 11:12). É muito importante ter cuidado com as palavras, para não provocar uma briga.

Controlar o que dizemos nem sempre é fácil (Tiago 3:2). Se caímos no pecado da porfia, devemos pedir perdão a Deus e à pessoa com quem brigamos. Deus sempre perdoa quem se arrepende. A porfia gera divisão mas a igreja de Deus deve ser unida, evitando porfias.

Por outro lado, às vezes a teimosia é útil. Devemos nos esforçar para fazer a vontade de Deus, sem desistir nem comprometer nossa fé. Precisamos porfiar, ou brigar, com a tentação, rejeitando o pecado e seguindo Jesus (Tiago 4:7).