O que era um Nefilim segundo a Bíblia?

A Bíblia diz que os nefilins eram heróis famosos da antiguidade, antes do Dilúvio. Seus pais eram os “filhos de Deus” e as “filhas dos homens” (Gênesis 6:4). Os nefilins morreram no dilúvio.

Quem eram os “filhos de Deus”?

A Bíblia não diz quem eram os filhos de Deus. As duas teorias mais populares são:

  • Os anjos – em algumas partes da Bíblia os anjos são chamados filhos de Deus
  • As pessoas que seguem a Deus – quem ama e se dedica a Deus é adotado como Seu filho

A Bíblia diz que os anjos são seres espirituais que não se casam nem têm relações sexuais (Marcos 12:25; Hebreus 1:14). Os demônios também são espíritos, não têm corpo físico. Por isso, não podiam ter relações com mulheres humanas. Além disso, a Bíblia provavelmente não chamaria esses anjos ou demônios de “filhos de Deus” se tivessem feito algo tão repugnante. A Bíblia chama os nefilins de homens, não seres híbridos.

É mais provável que os “filhos de Deus” foram homens tementes a Deus que se casaram com mulheres que não temiam a Deus, que provavelmente os desviaram de seus bons caminhos. Seus filhos se tornaram poderosos e famosos, talvez por causa da mistura de bons valores (determinação, lealdade, trabalho árduo...) com maus valores (crueldade, violência...). Mas isso é só especulação, a Bíblia apenas diz que eram heróis, sem explicar porquê.

Por que Deus fez o dilúvio?

O que significa e quem eram os nefilins?

A palavra nefilim vem da derivação de “naphal” e a tradução que mais se aproxima é “ele caiu”. Na Bíblia, aparece apenas duas vezes: em Gênesis 6:4 e em Números 13:33. A Septuaginta (é uma das primeiras traduções do Antigo Testamento) a tradução está em uma palavra grega em que o significado é “nascido da terra”. No decorrer do tempo, as traduções que sucederam mudaram para “gigantes”.

O que é a Septuaginta?

Na época da Reforma Protestante, Martinho Lutero fez a tradução desse termo algo como “tiranos”. Por isso, quando se diz que nefilim é gigante, pode mesmo ser um erro, pois pelo que podemos entender, o significado mais perto, mais correto é algo como “homens caídos”, tipo homens corrompidos.

Portanto, a interpretação mais aceita diante disso seria que os nefilins eram um povo da antiguidade com uma alta estatura e não seres espirituais vivendo entre os humanos.

Existiram outros povos no Antigo Testamento, que foram citados com características parecidas com os nefilins, tais como: anaquins e os refains (Deuteronômio 2:21). Podemos perceber, pelo versículo, que os anaquins também foram um povo alto, ditos como gigantes.

Podemos, assumir então que, provavelmente, os nefilins não eram “anjos caídos” que viveram na terra e tiveram relações sexuais com as mulheres. Isso parece ser muito duvidoso principalmente na questão bíblica no que diz respeito sobre seres espirituais e relação com seres humanos.
Eram, portanto, um povo antigo, com uma alta estatura e foram conhecidos por sua maldade, assim eram homens caídos por sua conduta, modo de viver.

Quem foi Ogue na Bíblia?

E quem eram os anaquins?

Pelo relato de Números 13:22-33, os anaquins habitavam perto de Hebrom e eram filhos de Enaque e também de alta estatura e que até os espias haviam feito o comentário de que esse povo era muito forte e alto.

Foi nesse contexto que os doze espias olharam pela primeira vez os anaquins e, dez dos espias falaram com muito medo, pois justamente eram de alta estatura e, eles eram como “gafanhotos” (Números 13:28-33; Deuteronômio 1:28).

Pelo fato da alta estatura deles e pela força, veio a comparação aos homens gigantes dentre os emins e refains (Deuteronômio 2:10; Deuteronômio 11:20-21; Deuteronômio 9:1-3).
Não temos registros bíblicos concretos da aparência ou associação anaquins.