O que significa Elohim?

Elohim é uma palavra hebraica que significa Deus. Elohim significa uma divindade, que está acima de nós. Assim como a palavra “deus” em Português, Elohim pode se referir ao único Deus verdadeiro ou a deuses falsos pagãos.

Elohim, ou Deus, é um dos vários nomes de Deus na Bíblia. Não há nenhum outro Deus (Isaías 45:22). Todos os outros “deuses” são mentira; não existem. Apenas o Criador do Universo merece ser chamado Deus.

Veja aqui mais sobre os nomes de Deus.

Em hebraico a palavra Elohim normalmente é plural e significa “deuses”. Mas quando fala sobre o Deus da Bíblia, Elohim é usado como singular. Quando isso acontece, Elohim é usado como uma forma respeitosa de falar sobre Deus. O diminutivo de Elohim é El, que também significa Deus.

Nomes derivados de Elohim

O diminutivo El é usado em vários lugares da Bíblia para formar outros nomes que explicam mais sobre quem Deus é:

Vários nomes hebraicos na Bíblia também têm o nome El, em referência a Deus, como:

  • Daniel – significa “Deus é o meu juiz”
  • Ezequiel – significa “Deus fortalece”
  • Samuel – significa “Deus ouve”
  • Natanael – significa “Deus deu”

Veja também: o que significa Jeová?

Devemos chamar Deus de Elohim?

Elohim é uma palavra hebraica. Sua tradução em Português é Deus. Chamar Deus de Deus ou de Elohim é a mesma coisa. Deus entende todas as línguas! Cada pessoa pode falar com Deus em sua língua materna ou em qualquer outra língua que conhece. Chamar Deus de Elohim não é “mais espiritual” nem “mais certo”.

Deus não exige em lugar algum da Bíblia que usemos a versão hebraica de Seu nome. Podemos chamar Deus de Elohim ou Deus, ou God (Inglês), ou Dios (Espanhol), ou Dieu (Francês), ou Gott (Alemão), ou qualquer outra palavra que significa Deus! Deus entende e ouve nossas orações para Ele em qualquer língua.