O que significa Jeová?

Jeová significa “Eu Sou” e é o nome especial de Deus na Bíblia. Jeová é uma versão portuguesa da palavra hebraica YHWH, que ninguém sabe como pronunciar. O nome Jeová não aparece no Novo Testamento.

Quando Moisés perguntou a Deus qual era Seu nome, Ele respondeu que “Eu Sou o que Sou”. Em hebraico “Jeová” é parecido com “eu sou”. Deus estava dizendo que o significado de Jeová é “Eu Sou” (Êxodo 3:14).

Deus tem vários nomes na Bíblia mas Jeová é um nome especial porque revela uma caraterística essencial de Deus: Sua eternidade. Deus existe, sempre existiu e sempre vai existir. Ninguém O criou, Ele não tem princípio nem fim. Ele existia antes de qualquer outra coisa e criou tudo que existe. Ele é o Deus verdadeiro, que está sempre presente (Apocalipse 1:8).

Deus não muda nem deixa de existir. Todos os outros deuses são invenções humanas, que deixam de existir quando são esquecidos e que mudam de acordo com nossa imaginação. Mas Deus não depende de nós. Ele não é um deus qualquer, Ele é o único Deus verdadeiro, que é perfeito (Isaías 44:6). Esse é o significado de Jeová, “Eu Sou”.

Na Bíblia Deus tem alguns nomes que são a junção de "Jeová" com outras palavras:

  • Jeová Nissi - significa "o Senhor é a minha bandeira" - do original hebraico de Êxodo 17:15
  • Jeová Rafa - significa "o Senhor cura" - Êxodo 15:26
  • Jeová Jireh - significa "o Senhor proverá" - Gênesis 22:14
  • Jeová Shamah - significa "o Senhor está aqui" . Ezequiel 48:35

Veja aqui mais nomes de Deus na Bíblia.

Jeová ou Javé, qual é correto?

Ninguém sabe como pronunciar o nome YHWH. No hebraico antigo não se escreviam as vogais, só as consoantes. As pessoas aprendiam pela tradição oral como ler o que estava escrito. A forma como se diz YHWH foi perdida porque os judeus tinham tanta reverência pelo nome que não o pronunciavam. Quando liam o nome nas Escrituras diziam “Senhor” em vez de YHWH.

Já no tempo de Jesus o nome de Deus raramente era pronunciado. O Novo Testamento, na versão original em grego, usa sempre a palavra “Senhor” em vez de YHWH. A palavra “Jeová” só foi criada muito tempo depois, quando estudiosos estavam tentando descobrir a pronúncia correta.

Veja também: o que significa Elohim?

Hoje em dia há muito debate sobre qual será a forma correta de dizer YHWH. Além de Jeová, algumas sugestões são:

  • Javé
  • Yahweh
  • Yehova

Jeová é a forma mais conhecida em português. O mais importante é conhecer o significado de Jeová, não a forma exata como se pronuncia em hebraico. O mesmo nome pode ser dito de forma diferente em línguas diferentes. Por exemplo, Pedro é Peter em inglês, Pierre em francês e Pietro em italiano (João 1:42). A forma de dizer o nome é diferente mas o significado é o mesmo: pedra. Jeová se tornou a versão portuguesa do nome YHWH, por isso não é errado dizer Jeová.