Qual é o significado e a origem de Jeová Nissi, Jireh, Rafa e Shamah?

Na Bíblia, Deus tem vários nomes e títulos, que explicam quem Ele é. A maioria das traduções da Bíblia traduzem esses nomes, para entendermos seu significado, mas alguns dos nomes em hebraico são usados em igrejas, músicas e outras coisas cristãs. Entender o que dizemos é importante, por isso vamos analisar alguns dos títulos mais conhecidos de Deus.

Jeová é uma tradução do nome com que Deus se apresentou a Moisés, quando o enviou para tirar os israelitas do Egito. Significa algo como “Eu Sou”. Ao longo do Antigo Testamento, o nome Jeová aparece em vários títulos de Deus, que nos mostram como Deus é. Como os judeus tinham o costume de substituir o nome Jeová por “Senhor”, em reverência ao nome de Deus, em muitas traduções Jeová aparece como “SENHOR”, em maiúsculas.

Descubra aqui mais sobre a origem e o significado de Jeová.

Jeová Jireh

Significado: O Senhor Proverá - Gênesis 22:14

Origem: Deus deu a Abraão um filho, chamado Isaque, na sua velhice. Mas um dia, quando Isaque ainda era menino, Deus mandou Abraão sacrificá-lo como holocausto. Por isso, Abraão levou Isaque para um monte e se preparou para matá-lo em sacrifício, para obedecer a Deus…

Na hora em que Abraão ia desferir o golpe fatal, Deus impediu-o. Seu objetivo era testar a dedicação de Abraão, não matar Isaque. Então Abraão viu um carneiro que Deus tinha providenciado e matou-o no lugar de seu filho. Depois ele chamou esse lugar de Jeová Jireh, ou “O Senhor Proverá”. Assim como Deus providenciou um carneiro para salvar Isaque, Ele também enviou Seu filho Jesus para se sacrificar em nosso lugar, levando nossos pecados.

Jeová Rafa

Significado: O Senhor que Cura - Êxodo 15:26

Origem: Depois que os israelitas saíram do Egito, debaixo do cuidado de Moisés, eles passaram muitos anos no deserto. Certa vez, caminharam três dias sem encontrar água e, quando encontraram, a água não era potável. Então Deus usou Moisés para purificar a água.

Nesse lugar, Deus novamente chamou os israelitas a obedecerem aos Seus mandamentos. Se eles fossem obedientes, Deus prometeu não trazer as doenças que tinham afligido os egípcios (nas dez pragas) sobre eles. Ele declarou que Ele é o Deus que Cura, Jeová Rafa. Ele não cura apenas doenças físicas, mas cura do pecado.

Veja aqui outros nomes de Deus e seus significados.

Jeová Nissi

Significado: O Senhor é Minha Bandeira - Êxodo 17:15

Origem: No tempo em que estiveram no deserto, os israelitas entraram em guerra com os amalequitas. Durante a batalha, Moisés ficou com as mãos erguidas, em oração. Enquanto tinha as mãos erguidas, os israelitas venciam mas, se baixasse os braços, começavam a perder. Por isso, quando Moisés ficou cansado (ele já era idoso), ele se sentou e dois homens seguraram em seus braços. Assim, os israelitas foram vitoriosos.

Quando tudo terminou, Moisés construiu um altar e lhe chamou Jeová Nissi, “O Senhor é Minha Bandeira”. Quem ama Jesus marcha debaixo da bandeira de Deus e tem a vitória assegurada contra o pecado e as forças do mal.

Jeová Shamah

Significado: O Senhor Está Aqui - Ezequiel 48:35

Origem: O livro de Ezequiel acaba com uma visão da nova Jerusalém, no fim dos tempos, quando todos os salvos vão morar no Céu e tudo será restaurado. A nova Jerusalém representa a nova vida com Deus, que será perfeita. Haverá um lugar para todos os escolhidos de Deus e teremos a vida eterna.

A nova Jerusalém receberá um novo nome: Jeová Shamar, “O Senhor Está Aqui”. No Céu, viveremos para sempre na presença de Deus, em comunhão íntima com Ele. Nunca mais vamos estar separados dele!