El Shaday, ou El Shaddai, é um nome que explica uma das caraterísticas de Deus. El Shaday normalmente é traduzido como Deus Todo-Poderoso.
Na Bíblia, Deus tem vários nomes, que explicam quem Ele é e o que Ele faz. Um desses nomes é El Shaday, Deus Todo-Poderoso. Esse nome é hebraico e aparece em várias partes do Antigo Testamento.
El Shaday é formado por duas palavras:
- El – um nome abrangente que significa deus, ou divindade; El também é o diminutivo de Elohim
- Shaday – não se sabe exatamente a origem dessa palavra mas normalmente é traduzida como Todo-Poderoso; Shaday também poderá significar rocha, aquele que supre ou sustenta, ou governante absoluto
Veja aqui mais: o que significa Elohim?
As mais antigas traduções da Bíblia traduzem El Shaday como Deus Todo-Poderoso. Todo-Poderoso inclui a ideia que Deus tem poder para suprir e sustentar todas as coisas e que Ele tem poder sobre tudo que existe (Salmos 91:1-2).
El Shaday no Antigo Testamento
A primeira vez que o nome El Shaddai aparece na Bíblia é em Gênesis 17:1-2, quando Deus apareceu a Abrão, fez uma aliança com ele e mudou seu nome para Abraão. Deus prometeu dar a Abraão muitos descendentes através de sua esposa Sara, apesar de serem idosos, e estabeleceu uma aliança com a família de Abraão.
Deus mostrou a Abraão que Ele é Todo-Poderoso, ao lhe dar um filho na sua velhice, muito depois de acabar o tempo quando sua esposa podia ter filhos. Assim, Abraão e seus descendentes passaram a chamar Deus de El Shaddai.
Descubra aqui os outros nomes de Deus.
O nome El Shaddai aparece mais vezes no livro de Jó. Nesse livro, Jó e seus amigos se debatiam com o problema de Deus ser Todo-Poderoso, bom e justo mas permitir o sofrimento, até de pessoas inocentes. Eles reconheciam que Deus tem todo o poder e não faz o mal, mas ao mesmo tempo permite sofrimento injusto (Jó 34:10-12). No fim, Deus mostrou que Ele é mesmo Todo-Poderoso e que devemos confiar nele.