Qual é o significado de Ebenézer?

Ebenézer significa “pedra de ajuda”. Depois de uma grande vitória militar, o profeta Samuel ergueu uma pedra, lhe chamou Ebenézer e disse: “até aqui o Senhor nos ajudou”. Ebenézer representa a força e a fidelidade de Deus.

Certa vez, o profeta Samuel reuniu os israelitas em um lugar chamado Mispá e os convidou a se dedicarem totalmente a Deus. O povo seguiu o conselho de Samuel e se livrou de todos os seus ídolos. Eles se arrependeram de seus pecados e se voltaram para Deus (1 Samuel 7:5-6).

Veja aqui a história do profeta Samuel.

Os filisteus souberam que os israelitas estavam reunidos em Mispá e decidiram atacar. Mas Deus atendeu à oração de Samuel e colocou o exército filisteu em confusão com trovões. Os filisteus fugiram e foram derrotados pelos israelitas (1 Samuel 7:10-11).

Para comemorar a vitória, o profeta Samuel ergueu uma pedra no lugar e a chamou de Pedra de Ajuda - Ebenézer. Para explicar o nome da pedra, Samuel disse que até ali o Senhor os tinha ajudado (1 Samuel 7:12). A pedra Ebenézer ficou como memorial da vitória que Deus deu naquele dia.

Veja também: quem eram os filisteus?

O significado de Ebenézer

Não foi a pedra Ebenézer que ajudou o povo de Israel. Foi Deus. A pedra era apenas um memorial, um monumento a Deus, para nos lembrar que Deus é nossa Pedra de Ajuda.

Deus é forte como a rocha (Isaías 26:3-4). Ele não pode ser vencido. Aqueles que confiam em Deus não serão abalados, porque Deus é mais forte que todos os inimigos. Ele ajuda aqueles que são fiéis a Ele. Deus não abandona Seus filhos na dificuldade.

Samuel reconheceu que Deus tinha lutado por eles. A vitória foi um milagre. Se Deus os tinha ajudado até esse ponto, Ele podia ajudá-los em todas as situações! Ebenézer é um convite a lembrar de tudo que Deus já fez por nós e a pôr sempre nossa confiança em Seu poder (Salmos 105:4-5).