Qual é o significado dos símbolos de Natal? Quais podem ser usados por evangélicos?

Os evangélicos podem usar qualquer símbolo de Natal que não lhes leve a pecar. Essa é uma questão de consciência individual. Todos os grandes símbolos natalinos têm um significado ou cristão ou neutro na nossa cultura. Peça sabedoria a Deus para usar os símbolos do Natal para glorificar Jesus (1 Coríntios 10:31).

Os principais símbolos natalinos são:

O presépio

O presépio representa a história do nascimento de Jesus. Para quem não sabe ler, o presépio é uma ferramenta ótima para ensinar essa história. Cada figura conta uma parte da história que está na Bíblia: o bebê na manjedoura, o pai e a mãe, os pastores, os magos, os anjos e a estrela.

O presépio só se torna um problema se a pessoa o adorar. Isso é idolatria. Se você se sente tentado a adorá-lo, evite o presépio (1 João 5:21). Mas se é só para lembrar a história do Natal, não tem problema.

Veja aqui a história do nascimento de Jesus.

A árvore de Natal

Normalmente um pinheiro é enfeitado com luzes e pequenos objetos. Alguns dos objetos têm um significado cristão:

  • A estrela – representa a estrela que levou os magos até Jesus
  • Os anjos – representam os anjos que anunciaram o nascimento de Jesus

Outros objetos são apenas decorativos, para embelezar, como as bolas coloridas, os sinos e os fios de várias cores. Não há nada com um significado claramente pagão, que promove a idolatria.

A árvore de Natal pode ser simplesmente decorativa ou servir como lição. Tal como o presépio, alguns dos símbolos da árvore de Natal podem ser usados para ensinar a história do nascimento de Jesus. Temos liberdade para escolher se queremos ter árvore de Natal ou não.

Quer ler uma análise mais completa sobre a árvore de Natal? Veja aqui: crente pode ter árvore de Natal?

O Papai Noel

O Papai Noel é uma história de um velhinho que dá presentes às crianças no Natal. Ele é baseado num homem chamado São Nicolau, que gostava de crianças e repartia seu dinheiro com os pobres.

Entendendo que é só uma brincadeira, a história do Papai Noel pode ser usada de forma inofensiva pelos evangélicos. Com alguma sabedoria dos pais, o Papai Noel pode ser usado para estimular a imaginação das crianças mais pequenas. O exemplo de São Nicolau também pode ser usado para ensinar generosidade e amor aos outros (Provérbios 22:9).

Quer saber mais sobre a tradição do Papai Noel? Leia aqui: o que contar às crianças sobre Papai Noel?

Luzes e velas

Jesus é a luz do mundo. Ele ilumina nossos corações, afastando a escuridão do pecado (João 8:12). As luzes de Natal podem ajudar a lembrar isso.

Hoje em dia, as luzes são usadas só como uma decoração bonita, sem significado religioso. Deus criou a beleza para ser apreciada. O crente pode usar luzes e velas como decoração.

Por outro lado, velas e luzes são usadas em algumas tradições para idolatria ou, na tradição católica, para rezar pelos mortos. Isso é errado. Se essa é sua motivação, não use luzes ou velas.