Como foi o nascimento de Jesus? A história do Natal

O nascimento de Jesus aconteceu de maneira milagrosa mas humilde em Belém. A história do nascimento de Jesus marcou o início da realização do grande do grande plano de Deus para nossa salvação...

O nascimento de Jesus é anunciado

Em Nazaré morava uma jovem chamada Maria, que estava noiva de um homem chamado José. Um dia, o anjo Gabriel apareceu a Maria e lhe contou que ela tinha sido escolhida para uma missão muito especial: dar à luz o salvador do mundo! - Lucas 1:30-33

Maria perguntou como isso seria possível, visto que ela ainda era virgem. O anjo lhe explicou que o bebê seria concebido do Espírito Santo e seria o Filho de Deus.

Quando José descobriu que Maria estava grávida, ele quis desfazer o noivado. Deus enviou um anjo a José em sonho para lhe explicar a situação (Mateus 1:20-21). O menino deveria ser chamado Jesus, que significa “o Senhor salva”, porque ele salvaria as pessoas do pecado.

Veja também: qual é o significado do Natal?

O nascimento de Jesus em Belém

Nessa altura, o imperador romano ordenou um recenseamento. José teve de ir para sua cidade natal de Belém para ser registrado e levou Maria. Em Belém, chegou a hora de nascer o menino mas não havia lugar para eles na hospedaria. Por isso, Maria colocou o bebê em uma manjedoura para dormir (Lucas 2:5-7). Depois de oito dias, o menino foi circuncidado e chamado Jesus.

No dia em que o menino nasceu, um anjo apareceu a alguns pastores de ovelhas que estavam no campo e lhes contou que o salvador tinha nascido (Lucas 2:10-12). Os pastores foram visitar o menino e o encontraram na manjedoura, tal como o anjo tinha dito! Depois eles foram e contaram para toda a gente sobre a criança e louvaram a Deus.

Maria e José levaram o bebê para o templo em Jerusalém para ser dedicado a Deus. Lá, dois idosos tementes a Deus chamados Simeão e Ana, profetizaram que Jesus seria o salvador (Lucas 2:33-35). Os pais do menino ficaram muito admirados com tudo que ouviram.

Descubra aqui: quando Jesus nasceu?

A fuga para o Egito

Entretanto, magos no oriente viram uma estrela especial, que significava o nascimento de um rei em Israel. Eles foram para Jerusalém e perguntaram pelo novo rei. O rei Herodes ficou preocupado com a ameaça mas fingiu querer adorar o menino e descobriu que deveria nascer em Belém (Mateus 2:4-6).

Os magos seguiram a estrela e encontraram o menino. Eles adoraram Jesus e lhe ofereceram presentes: ouro incenso e mirra. Em um sonho, os magos foram avisados a não voltar para Herodes, por isso foram para casa por outro caminho.

Veja aqui: quem eram os magos do oriente?

Quando Herodes descobriu que os magos não iriam voltar, ele ficou muito zangado e mandou matar todos os meninos com menos de dois anos nas redondezas de Belém. Mas antes disso, um anjo avisou José do perigo e a família fugiu para o Egito (Mateus 2:14-15).

Depois que Herodes morreu, José, Maria e Jesus voltaram para Nazaré, onde Jesus passou sua infância (Mateus 2:21-23). Jesus cresceu e, anos mais tarde, cumpriu o propósito para que tinha nascido – ele se tornou o Salvador do mundo!