O nascimento de Jesus aconteceu de maneira milagrosa, mas humilde, em Belém. A história do nascimento de Jesus marcou o início da realização do grande plano de Deus para nossa salvação.
No vilarejo de Belém, há muitos séculos, uma estrela brilhou intensamente nos céus, anunciando o nascimento de Jesus Cristo. José e Maria, um humilde casal, viajaram de Nazaré para Belém devido ao censo ordenado pelo imperador romano. Chegando lá, não encontraram lugar nas hospedarias e se abrigaram num estábulo.
Naquela noite, Maria deu à luz ao menino Jesus, colocando-o em uma manjedoura. Pastores, alertados por anjos, chegaram para testemunhar o nascimento, seguidos por magos do oriente guiados pela estrela, trazendo presentes como ouro, incenso e mirra.
Assim, Jesus veio ao mundo, trazendo esperança e Salvação. Seu nascimento é celebrado até hoje como o Natal, um momento de alegria e reflexão sobre o significado do amor e da redenção.
O nascimento de Jesus é anunciado
Em Nazaré morava uma jovem chamada Maria, que estava noiva de um homem chamado José. Um dia, o anjo Gabriel apareceu a Maria e lhe contou que ela tinha sido escolhida para uma missão muito especial: dar à luz ao Salvador do mundo! - (Lucas 1:30-33).
Maria perguntou como isso seria possível, visto que ela ainda era virgem. O anjo lhe explicou que o bebê seria concebido do Espírito Santo e seria o Filho de Deus (Lucas 1:34-35).
Quando José descobriu que Maria estava grávida, ele quis desfazer o noivado. Deus enviou um anjo a José em sonho para lhe explicar a situação. O menino deveria ser chamado Jesus, que significa “o Senhor salva”, porque Ele salvaria as pessoas do pecado (Mateus 1:20-21).
O nascimento de Jesus em Belém
Nessa altura, o imperador romano ordenou um recenseamento. José teve de ir para sua cidade natal de Belém para ser registrado e levou Maria. Em Belém, chegou a hora de nascer o menino, mas não havia lugar para eles na hospedaria. Por isso, Maria colocou o bebê em uma manjedoura para dormir (Lucas 2:5-7). Depois de oito dias, o menino foi circuncidado e chamado Jesus.
No dia em que o menino nasceu, um anjo apareceu a alguns pastores de ovelhas que estavam no campo e lhes contou que o salvador tinha nascido (Lucas 2:10-12). Os pastores foram visitar o menino e o encontraram na manjedoura, tal como o anjo tinha dito! Depois eles foram e contaram para toda a gente sobre a criança e louvaram a Deus.
Maria e José levaram o bebê para o templo em Jerusalém para ser dedicado a Deus. Lá, dois idosos tementes a Deus, chamados Simeão e Ana, profetizaram que Jesus seria o salvador (Lucas 2:33-35). Os pais do menino ficaram muito admirados com tudo que ouviram.
A fuga para o Egito
Magos no oriente viram uma estrela especial, que significava o nascimento de um rei em Israel. Eles foram para Jerusalém e perguntaram pelo novo rei. O rei Herodes ficou preocupado com a ameaça, mas fingiu querer adorar o menino e descobriu que iria nascer em Belém (Mateus 2:4-6).
Os magos seguiram a estrela e encontraram o menino. Eles adoraram Jesus e lhe ofereceram presentes: ouro, incenso e mirra. Em um sonho, os magos foram avisados a não voltar para Herodes, por isso foram para casa por outro caminho (Mateus 2:11-12).
Quando Herodes descobriu que os magos não iriam voltar, ele ficou muito irado e mandou matar todos os meninos com menos de dois anos nas redondezas de Belém. Mas antes disso, um anjo avisou José do perigo e a família fugiu para o Egito (Mateus 2:14-15).
Depois que Herodes morreu, José, Maria e Jesus voltaram para Nazaré, onde Jesus passou sua infância (Mateus 2:21-23). Jesus cresceu e, anos mais tarde, cumpriu o propósito para o qual tinha nascido – ele se tornou o Salvador do mundo!
Veja também: