Quando Jesus nasceu?

Ninguém sabe a data exata quando Jesus nasceu. Ele provavelmente nasceu entre 6 e 4 a.C, antes do inverno. Jesus provavelmente não nasceu no dia 25 de Dezembro mas não é errado celebrar o Natal nesse dia.

Em que dia Jesus nasceu?

A Bíblia não diz em que dia ou mês Jesus nasceu. Mas pela informação na Bíblia podemos concluir que provavelmente não foi no inverno. Os pastores que visitaram Jesus estavam tomando conta das ovelhas à noite no campo (Lucas 2:8-9). Durante o inverno as ovelhas eram guardadas dentro de estábulos à noite, por causa do frio.

Algumas pessoas sugerem que Jesus nasceu no outono, baseado no nascimento de João Batista:

  • O pai de João Batista, Zacarias, estava trabalhando como sacerdote quando ouviu que iria ter um filho – Lucas 1:8-9
  • Os sacerdotes trabalhavam em 24 turnos, cada turno trabalhando por uma semana
  • De acordo com o calendário judeu, o turno de Zacarias trabalharia uma semana em Maio ou Junho
  • Se Isabel concebeu em Junho, João Batista teria nascido em Março – Lucas 1:23-24
  • Jesus foi concebido cerca de seis meses depois de João Batista, por isso tinham meio ano de diferença – Lucas 1:26-27
  • Se João Batista nasceu em Março, Jesus teria nascido em Setembro

Essa é apenas uma teoria, não podemos ter a certeza que Jesus nasceu em Setembro. Existem muitas variáveis e cálculos diferentes apontam para datas diferentes.

Veja também: como foi o nascimento de Jesus?

Por que celebramos a 25 de Dezembro?

Celebramos o nascimento de Jesus no dia 25 de dezembro porque se tornou uma data popular. Essa data se tornou uma festa cristã alguns séculos depois de Cristo.

Algumas pessoas sugerem que o Natal foi criado para substituir uma festa pagã ligada ao solstício de inverno (o dia mais curto do ano). Em vez de celebrar deuses pagãos, os cristãos eram convidados a lembrar de Jesus, que é a luz do mundo (João 8:12).

Também é bom lembrar que os pagãos não eram os únicos que tinham uma festa nessa altura do ano. Os judeus tinham uma festa chamada Hanukkah, ou “festa das luzes”. O solstício de inverno acontece alguns dias antes do Natal. Os cristãos podem ter escolhido o dia 25 de propósito para mostrar que não era uma festa pagã.

Não há nada errado em celebrar o nascimento de Jesus no dia 25 de dezembro. Não estamos afirmando que ele nasceu nesse dia exato, mas lembramos que ele realmente nasceu para nos salvar. Esse é um bom motivo para celebrar!

Não está convencido? Veja aqui: cristãos devem celebrar o Natal?

Em que ano Jesus nasceu?

Jesus provavelmente nasceu entre 6 e 4 a.C. O rei Herodes, que tentou matar Jesus, morreu por volta de 4 a.C. A fuga de Jesus com seus pais provavelmente aconteceu pouco antes da morte de Herodes. O rei mandou matar todos os meninos com menos de 2 anos porque pensava que Jesus poderia ter até 2 anos de idade (Mateus 2:16).

De acordo com nosso calendário, Jesus devia ter nascido no ano 1. Mas nosso calendário só foi criado alguns séculos depois do tempo de Jesus e houve um pequeno erro nos cálculos. Isso criou a situação engraçada de Jesus ter nascido alguns anos antes de Cristo!