Quem eram os três reis Magos?

Os magos do oriente eram homens sábios que vieram adorar Jesus quando ele nasceu, sendo guiados por uma estrela. Sua história só aparece uma vez na Bíblia, em Mateus 2:1-12. A Bíblia não diz que eram três nem que eram reis.

Os magos do oriente viram uma estrela que indicava que o rei dos judeus tinha nascido.Então eles foram para a capital dos judeus, Jerusalém, para o procurar (Mateus 2:1-2). Quando ouviu isso, o rei Herodes ficou muito perturbado, porque não queria um rival. Os sacerdotes e os mestres da lei explicaram que o Cristo deveria nascer em Belém.

Os magos foram e embora e seguiram a estrela, que parou por cima do lugar onde Jesus estava. Eles se prostraram e adoraram o menino e lhe ofereceram presentes: ouro, incenso e mirra (Mateus 2:9-11). Depois, um anjo lhes avisou para não voltar a Herodes e eles foram para casa por outro caminho.

Veja aqui: onde Jesus nasceu?

O que era um mago?

Nos países a leste da Israel, como a Pérsia, um mago era um homem sábio que tinha conhecimento de astrologia. Eram homens com muita educação sobre as estrelas e a natureza e também com conhecimentos de magia e adivinhação.

Daniel, por ser profeta de Deus, foi nomeado chefe dos magos da Babilônia (Daniel 5:11). Isso indica que os magos não eram apenas feiticeiros. Provavelmente alguns estudavam mais a magia, outros a filosofia e ainda outros conhecimento científico.

Como ainda havia muitos judeus na Babilônia (que ficava no oriente) no tempo de Jesus, é possível que os magos tivessem acesso às Escrituras. Eles sabiam que a estrela indicava o nascimento do grande rei dos judeus.

Veja também: qual é o significado do Natal?

Três reis?

A Bíblia não diz que eram três. Esse número vem dos três presentes que deram para Jesus. A tradição associou cada presente a um mago mas não há indicação de quantos eram. Apenas sabemos que eram mais que um.

Sendo pessoas importantes, que até foram recebidos pelo rei Herodes, os magos provavelmente vieram com um cortejo de servos. Não era comum duas ou três pessoas viajarem longas distâncias sozinhas, porque era perigoso.

A Bíblia também não diz que eram reis. Não há nada que indica que eram reis; é apenas uma tradição que surgiu mais tarde. Não sabemos seus nomes, seu país de origem, nem o que aconteceu com eles depois de irem para casa. Apenas sabemos que eram magos do oriente que seguiram uma estrela até Jesus.

Quantos eram ou o fato de serem ou não reis são apenas detalhes. Não há problema em representá-los assim, porque não muda a história nem a mensagem. O mais importante é que Jesus foi reconhecido como o Cristo até por pessoas de outros povos. Ele veio para salvar todo o mundo, não só os judeus (Gálatas 3:26-28).