Qual é o verdadeiro significado do Natal? É uma festa pagã?

O verdadeiro significado do Natal é o nascimento de Jesus Cristo. Natal significa nascimento. O nascimento de Jesus foi um evento muito importante para todos nós.

O Natal é a data oficial em que a maioria dos cristãos celebra o nascimento de Jesus. A vinda de Jesus à terra foi importante porque nos deu a salvação. Ao se tornar um homem, Deus mostrou que Ele se preocupa conosco. O sacrifício de Jesus na cruz e sua ressurreição não teriam sido possíveis se ele não tivesse nascido como um homem.

A palavra Natal vem de "nascimento". Não se sabe a data exata quando Jesus nasceu. O dia 25 de Dezembro é apenas uma data escolhida para lembrar o nascimento de Jesus todos os anos. Em alguns países, o Natal é celebrado a 6 de Janeiro.

Veja aqui: cristãos devem celebrar o Natal?

A maioria dos símbolos e das tradições de Natal nos lembram de seu significado:

  • Presentes – lembram que Jesus foi o maior presente que Deus deu ao mundo – João 3:16
  • Presépio – conta a história do nascimento de Jesus por imagens
  • Estrela – representa a estrela que guiou os magos até Jesus em Belém
  • Família – Jesus nasceu dentro de uma família, como todos nós; agora somos todos parte da família de Deus – 1 João 3:1

Veja também: crente pode ter árvore de Natal?

A importância do nascimento de Jesus

A história do nascimento de Jesus é relatada nos evangelhos de Mateus e Lucas. Esse foi um evento importante, porque marcou o início de nossa salvação e cumpriu várias profecias do Antigo Testamento sobre o nascimento do Salvador do mundo. No Natal lembramos a forma como Jesus nasceu, que nos ensina mais sobre sua identidade e seu ministério:

  • De uma virgem – Jesus foi concebido milagrosamente, isso significa que ele não era apenas um homem; também era Deus – Lucas 1:34-35
  • Num estábulo – Jesus nasceu em condição humilde, não como rei
  • Dentro de uma família – Jesus teve uma vida humana normal, com pai e mãe, como nós
  • Adorado – mesmo sendo bebê, algumas pessoas o reconheceram como o Salvador do mundo – Mateus 2:11
  • Perseguido – outras pessoas rejeitaram Jesus e quiseram destruir o propósito de Deus, mas não conseguiram – Mateus 2:13

Descubra aqui: como foi o nascimento de Jesus?

O Natal é uma festa pagã?

Não, o Natal não é uma festa pagã. O Natal é uma festa cristã. O Natal hoje não tem um significado pagão. Mesmo com todo o enfoque no materialismo e na “magia do Natal”, o Natal continua a ser principalmente sobre Jesus.

O Natal poderá ter algumas origens pagãs mas seu significado mudou. Também a cruz, que antigamente era um símbolo de tortura e maldição, se tornou num símbolo de esperança e salvação! O importante é o que significa agora.

Da mesma forma como o Natal se tornou uma festa cristã, pode se tornar novamente numa festa pagã, se esquecermos seu significado: o nascimento de Jesus. Podemos aproveitar o Natal para agradecer a Deus pelo grande presente que é Jesus (1 Coríntios 15:57). É importante lembrar de Jesus no Natal.