Samael é um nome de um anjo maligno recorrente a tradição judaica. O significado deste nome seria algo como "veneno de Deus".
Ele é tratado na tradição rabínica como um anjo caído - ou demônio - identificado por muitos como o "anjo da morte".
Alguns rabinos especulam que seria Samael - em forma de serpente - que enganou Eva (Gênesis 3:1) e que seria Samael que entrou em luta corporal com Jacó (Gênesis 32:24-25).
O que a Bíblia diz sobre Samael?
Apesar do nome Samael estar presente na tradição judaica (Talmud), não há nenhuma citação direta deste nome na Bíblia.
Na realidade, a Bíblia nem cita o nome Lúcifer como um nome próprio. Devido a algumas interpretações, o termo "estrela da manhã" utilizado na passagem de Isaías 14:12-14 acabou sendo vinculado ao Diabo.
Assim como no caso da associação incerta de Lúcifer às passagens de Ezequiel 28:12-18 e Isaías 14:12-14, não podemos afirmar que Samael seria o anjo que brigou com Jacó e nem a serpente que tentou a Eva.
Saiba mais: O que significa Lúcifer? O que a Bíblia fala sobre Lúcifer?
Por que a Bíblia não cita o nome de Samael?
A Bíblia faz referência aos anjos caídos mas não os citam individualmente, apenas o nome de Satanás - ou Diabo - que significa "o acusador" (Apocalipse 12:7-9).
Aprendemos com isto que os nomes desses anjos não são importantes para edificação da nossa fé. Dar importância a esses nomes, só desviariam a nossa atenção de Cristo, nos levando ao engano e a discussões desnecessárias (2 Coríntios 4:2 e 1 Coríntios 14:33).
O verdadeiro nome que está sobre todo nome - este sim! - deve estar na nossa mente e coração: o nome de Jesus (Filipenses 2:9-11).