O que significa Lúcifer? O que a Bíblia fala sobre Lúcifer?

Lúcifer significa a estrela da manhã. Esse nome ficou associado ao diabo por causa da interpretação de algumas passagens do Antigo Testamento mas a Bíblia não diz que esse é seu nome.

Na Bíblia, Lúcifer não é um nome próprio. Essa palavra surgiu da tradução da Bíblia para latim. Isaías 14:12, no original em hebraico, fala sobre a estrela da manhã. Em latim, a estrela da manhã é chamada de lucifer (“aquele que traz luz”). Em vez de traduzir como “estrela da manhã”, algumas traduções antigas mantiveram a palavra Lúcifer, como se fosse um nome.

Como Lúcifer ficou associado ao diabo?

O nome Lúcifer ficou associado ao diabo por causa de uma interpretação de Isaías 14:12-20, que é uma profecia contra a “estrela da manhã”.

Em Isaías 13 e 14, Deus enviou uma mensagem de condenação à Babilônia, que tinha oprimido o povo de Israel. A Babilônia era um império muito grande e forte, que conquistava todos os seus inimigos. Seus reis, como o famoso Nabucodonosor, eram muito arrogantes e se sentiam invencíveis.

Veja aqui mais sobre a Babilônia na Bíblia.

Na passagem sobre Lúcifer, a profecia fala sobre alguém que é a “estrela da manhã”, que se tornou muito arrogante. A estrela da manhã achou que podia se tornar como Deus, roubando Sua glória. Ela achou que tinha todo poder mas seu fim seria a humilhação e a destruição total.

A interpretação mais óbvia é que essa profecia é sobre a queda da Babilônia e de seu rei. Mas também surgiu outra interpretação, que sugere que a estrela da manhã não é apenas o rei da Babilônia. Lúcifer também poderá ser uma referência ao poder espiritual por trás de todos os reis arrogantes que se rebelam contra Deus – o diabo.

Assim, a história da estrela da manhã poderá ser uma metáfora sobre a queda do diabo. Ele se tornou arrogante e se rebelou contra Deus. Por isso, ele foi expulso e um dia será completamente destruído.

Por causa disso, o nome Lúcifer ficou associado ao diabo na tradição popular cristã. Mas a Bíblia não diz em lugar nenhum que Lúcifer é (ou era) um dos nomes do diabo. Apenas significa a estrela da manhã.

Veja também: o que é a estrela da manhã? O que representa?

A história de Lúcifer é mesmo sobre o diabo?

A Bíblia não diz que a história da estrela da manhã é sobre o diabo. Essa profecia é principalmente uma condenação à Babilônia e a todos os arrogantes que acham que podem ser maiores que Deus. Mas a história tem várias semelhanças com o que a Bíblia fala sobre o diabo em outras passagens:

Descubra aqui: o diabo existe? Quem é o diabo?

Por isso, mesmo se não é uma referência direta ao diabo, a história de Lúcifer mostra o perigo de cair no mesmo pecado que o diabo.