O que é a estrela da manhã? O que representa?

A estrela da manhã tem vários significados diferentes na Bíblia. De acordo com o contexto, a estrela da manhã pode representar o diabo, Jesus ou a glória dos salvos.

Cientificamente, a estrela da manhã é o planeta Vénus. Antigamente, muitos povos não faziam distinção entre as estrelas, os planetas, os cometas e outros corpos celestes menores que viam no céu. Todas essas coisas eram chamadas de estrelas.

Vénus é uma das estrelas mais brilhantes no céu noturno e é a última estrela a desaparecer de manhã. Por isso, ela ficou conhecida em algumas culturas como a estrela da manhã. Várias culturas têm mitos associados à estrela da manhã.

Na Bíblia, a estrela da manhã é usada para representar algumas coisas diferentes:

O diabo

Na profecia de Isaías 14:12-14, Deus condena a estrela da manhã. Aqui, a estrela da manhã representa uma pessoa que tinha grande poder mas que se tornou arrogante. A “estrela da manhã” se achou superior e tentou roubar a glória de Deus. Por causa disso, Deus condenou essa pessoa ao inferno.

Essa passagem normalmente é interpretada como uma referência à queda de satanás. Ele foi criado por Deus mas se tornou arrogante e se rebelou contra Deus (1 Timóteo 3:6). A passagem também pode ser uma condenação a pessoas que caem no mesmo erro que o diabo e tentam ser superiores a Deus.

Nessa passagem, a estrela da manhã representa a glória que algumas pessoas alcançam. Seu poder brilha como a estrela da manhã, se destacando entre outros do seu gênero. Mas quem tem uma posição importante precisa tomar cuidado para não cair na arrogância. Os que se rebelam contra Deus perderão tudo, tal como a “estrela da manhã” nessa profecia, que caiu do céu.

Veja aqui: o que significa Lúcifer? O que a Bíblia fala sobre Lúcifer?

Jesus

Em Apocalipse 22:16, Jesus diz que ele é a estrela da manhã. Nessa passagem, o significado da estrela da manhã é diferente da profecia de Isaías. Jesus não está dizendo que ele é igual ao diabo.

Toda a glória e todo o poder pertencem a Jesus. Ele se destaca acima de todas as coisas porque ele é Deus. Ninguém é como Jesus. Sua glória ainda brilha quando todos os outros falham.

A estrela da manhã também anuncia o início do dia, o fim da escuridão. De modo semelhante, Jesus veio para trazer o fim da escuridão do pecado em nossas vidas. Ele é nossa esperança, que nos dá a luz de Deus.

Veja também: qual é o significado da estrela de Davi?

A glória dos salvos

Em Apocalipse 2:26-28, Jesus promete dar a estrela da manhã aos seus fiéis. Isso não significa que vamos literalmente receber uma estrela, nem que vamos ocupar a posição do diabo. Significa que vamos partilhar da glória de Jesus.

A autoridade que Jesus dá ao “vencedor” nessa passagem é a autoridade que pertence a ele. Jesus nos torna filhos de Deus, herdeiros junto com Jesus (Romanos 8:17). A glória e o poder pertencem a Jesus mas no fim dos tempos ele nos dará uma parte dessa glória. A estrela da manhã simboliza essa glória.