O que significa sabedoria, segundo a Bíblia?

A sabedoria é a capacidade para fazer boas escolhas e distinguir o que é bom do que é ruim. De acordo com a Bíblia, a verdadeira sabedoria só pode ser alcançada através do Espírito Santo e de uma vida dedicada a Deus. A sabedoria que vem de Deus vale muito mais que a sabedoria do mundo.

Ser sábio não significa apenas ter conhecimento. Significa saber aplicar o conhecimento para tomar as decisões certas. O sábio não só observa os fatos mas consegue compreender o que é correto e justo e escolhe fazer o que é melhor.

Como criador de todas as coisas, Deus é a fonte de toda verdadeira sabedoria (Provérbios 2:6). A Bíblia é a Palavra de Deus e, por isso, encontramos nela muita sabedoria que podemos usar em nossas vidas. Logo, é importante analisar o que a Bíblia ensina sobre a sabedoria.

O temor do Senhor é o princípio da sabedoria

Segundo a Bíblia, o primeiro passo para alcançar sabedoria é temer a Deus (Salmos 111:10). Isso significa ter respeito por Deus e por Seus mandamentos. Temer a Deus já é um ato de sabedoria, porque é uma escolha acertada que vai guiar sua vida no caminho certo.

Temer a Deus implica dedicar sua vida a Ele, crendo em Jesus como seu salvador. Quando você faz isso, você recebe o Espírito Santo dentro de seu coração, que lhe começa a guiar no caminho da sabedoria (1 Coríntios 2:12-13). À medida que seu relacionamento com Jesus se aprofunda, você vai conhecer mais da sabedoria de Deus.

Veja aqui mais: o temor do Senhor é o princípio da sabedoria - o que isso significa?

A sabedoria do mundo e a sabedoria de Deus

A sabedoria de Deus é diferente da sabedoria que encontramos no mundo. Toda sabedoria humana está afetada pelo pecado. Podemos encontrar muita sabedoria útil no mundo mas somente Deus concede a sabedoria para entender coisas espirituais. Mesmo a pessoa mais sábia do mundo poderá não compreender a verdade do evangelho se seus olhos estiverem cegos pelo pecado.

Sem a ação do Espírito Santo no coração, o evangelho pode parecer loucura. No entanto, é a sabedoria de Deus e o único caminho para a salvação. Deus fez isso de propósito para mostrar que a sabedoria do mundo de nada vale sem Ele (1 Coríntios 1:27-29). Toda sabedoria sem Deus se torna loucura e é inútil para nos nos salvar da condenação do pecado.

Deus inverte o padrão da sabedoria. Muitas vezes os mais sábios não são aqueles que parecem muito sábios aos nossos olhos, mas sim os que cometem a “loucura” de crer em Jesus e que dedicam suas vidas a servi-lo, a todo custo. A fé parece loucura, até que começamos a ver as coisas de uma perspetiva espiritual e descobrimos que a eternidade vale muito mais que a sabedoria do mundo, que serve apenas para esta vida (1 Coríntios 2:14-16).

Veja também: como receber a sabedoria de Deus?

Os resultados da sabedoria

O mundo pode nos incentivar a pecar e apresentar o pecado como uma solução sábia para os problemas, mas no fim esse tipo de “sabedoria” só causa problemas. A sabedoria de Deus, por outro lado, nos ensina a viver da melhor maneira, melhorando nosso caráter. Tiago 3:17 ensina que a verdadeira sabedoria é:

  • Pura
  • Pacífica
  • Amável
  • Compreensiva
  • Cheia de misericórdia
  • Cheia de bons frutos
  • Imparcial
  • Sincera

A pessoa que é mesmo sábia desenvolverá essas características. Embora uma boa atitude moral nem sempre traga benefícios terrenos e pode ser desvalorizada por outras pessoas, quem é mesmo sábio sabe que a aprovação de Deus e as bênçãos espirituais de servir Jesus são muito mais importantes. A sabedoria de Deus afeta toda nossa forma de viver.