O temor do Senhor é o princípio da sabedoria - o que isso significa?

A Bíblia explica que é sábio temer a Deus, porque toda sabedoria vem de Deus. Quem respeita a Deus e procura fazer Sua vontade encontrará sabedoria. Os mandamentos de Deus são sábios e nos ajudam a viver da melhor maneira.

Em várias passagens a Bíblia diz que o temor do Senhor é o princípio da sabedoria. A Bíblia também diz que o temor do Senhor:

Temer a Deus não significa ter muito medo de Deus, obedecendo por medo de Seu castigo. O temor de Deus é respeito por Deus, Seu poder e Sua santidade. Esse profundo respeito e amor leva a obedecer aos Seus mandamentos.

Veja aqui mais sobre o que significa temer a Deus.

O princípio da sabedoria

Toda sabedoria vem de Deus. Ele quer nosso bem e nos deu mandamentos sábios para nos guiar. Quem respeita a Deus e obedece aos Seus mandamentos descobrirá que o caminho de Deus é melhor (Salmos 18:30). A palavra de Deus nos ensina a agir com sabedoria em várias situações:

  • Nos relacionamentos – Deus nos ensina a amar o próximo, a perdoar, a agir com paciência e respeito...
  • Nas dificuldades – a Bíblia nos ensina a confiar em Deus, sem cair no desespero
  • Nas tentações – os ensinamentos de Deus nos ajudam a resistir às tentações e a vencer o pecado
  • Nas finanças e no trabalho – a palavra de Deus nos ajuda a agir com sabedoria no trabalho e na forma como usamos nosso tempo e dinheiro
  • Nas decisões – a Bíblia fortalece e dá coragem para tomar a decisão certa, mesmo quando é difícil; também ajuda a entender melhor qual é a vontade de Deus para nossas vidas

Quem não tem temor do Senhor não respeita Seus mandamentos e segue por outros caminhos que levam à ruína. Não obedecer a Deus é insensato, porque somente Deus sabe o que é melhor para nós.