O que significa: Deus usa os loucos para confundir os sábios?

A Bíblia diz que Deus usa os loucos para confundir os sábios para que todos aprendam a ter humildade. Ninguém pode se salvar por sua própria sabedoria. Todos somos dependentes de Deus, que é mais sábio que todos nós.

1 Coríntios 1:27 explica que Deus escolheu aquilo que parece loucura para o mundo para envergonhar quem se acha sábio. Esse versículo está inserido em um contexto maior, que explica o que significa:

A sabedoria humana

Em 1 Coríntios 1:19-21 lemos que Deus transformou a sabedoria humana em loucura! Porquê? Por que as pessoas, se achando muito sábias, rejeitaram a Deus e não O conheceram nem obedeceram.

Na verdade, a sabedoria humana não é sabedoria. A Bíblia diz que toda sabedoria vem de Deus. Como as pessoas se afastaram de Deus, ele retirou Sua sabedoria. Agora o mundo é dominado pelo pecado, que de início pode parecer mais sábio, forte ou inteligente, mas no fim prova ser loucura. Muitas pessoas perdidas no pecado, que rejeitaram a Deus, se acham sábias aos seus próprios olhos mas caminham para a destruição (Romanos 1:21-23).

Leia aqui: o que Deus diz sobre pecado? O que é pecado?

A mensagem da cruz

1 Coríntios 1:22-24 mostra que a mensagem da cruz, que é a salvação em Jesus, parece loucura para o mundo. Mas, quando somos transformados por Jesus, descobrimos que a mensagem da cruz é vida, poder e sabedoria!

O evangelho vai contra tudo que o mundo nos ensina. O evangelho mostra que somos todos pecadores e precisamos de mudar. Não podemos fazer sozinhos, precisamos de Jesus. O mundo tenta nos enganar e diz que está tudo bem, não precisamos de ajuda nem de arrependimento. O mundo ensina orgulho, luta e vingança; Jesus ensina humildade, paz e perdão. Para quem está acostumado com loucura, a sabedoria parece louca.

Veja aqui: o que Deus diz sobre a humildade?

A loucura de Deus

A “loucura” de Deus na verdade é muito mais sábia que a sabedoria humana! O mundo faz a sabedoria parecer uma coisa longe, difícil de atingir. Mas, em Jesus, Deus torna a sabedoria acessível a todos, sem distinção (1 Coríntios 1:25-26). Não é preciso ser muito inteligente nem ter muitos estudos para ter acesso à verdadeira sabedoria.

O problema não é ser muito inteligente ou sábio. O problema é se achar superior ou em vantagem em relação a outras pessoas. Quem se acha muito sábio pode cair no orgulho e se esquecer que ainda tem muito para aprender. Comparado com Deus, ninguém é sábio.

Deus escolhe os humildes e nos salva pela “loucura” do evangelho para mostrar que ninguém possui toda a sabedoria. Todos somos dependentes de Deus, que é mais sábio e mais poderoso que nós (1 Coríntios 1:27-29).

A verdadeira sabedoria

1 Coríntios 1:30-31 diz que a verdadeira sabedoria está em Jesus. Nosso orgulho não deve ser centrado em nós próprios, em nossa sabedoria. Toda sabedoria que recebemos vem de Deus. Ele deve ser nosso orgulho.

Veja também: o temor do Senhor é o princípio da sabedoria - o que isso significa?

Deus nos escolheu, não por nosso mérito mas porque Ele, em Sua sabedoria, decidiu nos salvar. Podemos não entender tudo que Deus faz mas Ele é mais sábio que nós e está no controle. Por isso, devemos confiar em Deus, não na nossa própria sabedoria.

Veja aqui o que é a soberania de Deus?