O que Deus diz sobre pecado? O que é pecado?

A Bíblia diz que o pecado separa as pessoas de Deus e leva à morte. Por causa do pecado, a terra foi amaldiçoada e temos muitos problemas (Gênesis 3:17-19). Mas, porque Deus nos ama, Ele enviou seu filho Jesus para nos libertar do pecado e restaurar nosso relacionamento com Ele.

O que é pecado? Qual é o significado do pecado?

O pecado na Bíblia tem três definições:

  1. Não atingir o nível – as normas de Deus são perfeitas, têm um nível muito elevado; quando não atingimos esse nível nas nossas vidas, estamos em pecado (Romanos 3:23).
  2. Distorcer ou desviar-se das normas – quando não seguimos as normas de Deus, ou mudamos as normas para serem contrárias às de Deus, pecamos (Romanos 1:18).
  3. Rebelião contra as normas – isto é, quando rejeitamos as normas de Deus (Romanos 8:7).

O pecado tanto pode significar nossas ações como nossa natureza. A Bíblia diz que fazemos coisas que são pecado e que o pecado é uma parte de nós, como que uma doença crônica. Temos tendência a pecar. Isso não significa que não somos culpados; cada pessoa pode escolher pecar ou não.

Descubra aqui: o que é o pecado original?

Quais as consequências do pecado?

  • Separação de Deus – esta é a pior consequência; Deus é bom e não pode conviver com o pecado, que é mau; o afastamento do amor de Deus leva a todas as outras consequências.
  • Morte – por causa do pecado sofremos morte física, porque somos imperfeitos e o que é imperfeito não dura (Romanos 6:23).
  • Insegurança e perda de sentido – em Deus encontramos nossa identidade; sem Ele a vida deixa de fazer sentido.
  • Escravidão ao diabo – tudo o que está longe de Deus pertence ao diabo; tornamo-nos escravos dele quando pecamos (1 João 3:8).
  • Problemas com outras pessoas – o pecado muitas vezes prejudica as pessoas à nossa volta e estraga relacionamentos.

Veja aqui mais sobre as consequências do pecado.

Como posso ficar livre do pecado?

Aceitando Jesus como seu senhor e salvador. Jesus morreu na cruz para pagar o preço que você devia pagar por seus pecados (1 João 2:2). Quando você reconhece seus pecados, pede perdão e aceita Jesus como seu salvador, os seus pecados são apagados. Isso não significa que o que você fez não tem problema (você ainda vai morrer) mas agora você tem uma segunda chance. E dessa vez você recebe uma nova natureza, inclinada para o bem, porque você está unido a Deus.

Veja também: Deus perdoa tudo?

Quem tem Jesus ainda peca, porque a velha natureza do pecado ainda está lá, lutando com a nova natureza. Mas pedindo perdão e com a ajuda de Deus, você pode vencer essa natureza. Já não precisa viver preso no pecado, sem conseguir sair.