Qual é o significado do Salmo 37?

O salmo 37 compara as bênçãos de uma vida guiada por Deus com as maldições de uma vida de pecado. Embora agora possa parecer que ser ruim traz mais benefícios, no fim os ímpios sempre recebem castigo mas os justos são recompensados por Deus.

Analisando mais a fundo:

Salmos 37:1-3

A introdução ao salmo, que resume o tema: não sentir inveja dos maus, porque eles receberão castigo. Quem obedece e confia em Deus será recompensado.

Veja também: qual é o significado de ímpio?

Salmos 37:4-6

Quem tem prazer em Deus será satisfeito. Quem confia em Deus não será abandonado. Deus revela e exalta a justiça de quem entrega sua vida para obedecer a Deus.

Salmos 37:7-9

Não vale a pena ficar irritado com o sucesso de pessoas ruins, que fazem coisas erradas. Em vez de ficar irado e ser tentado pelo mal, tenha paciência porque, mais cedo ou mais tarde, Deus castigará o pecado mas recompensará quem espera nele.

Salmos 37:10-13

Deus já tem o castigo preparado para quem faz o mal e uma boa recompensa preparada para os justos. Os ímpios fazem planos ruins mas Deus é quem tem a última palavra.

Leia aqui: o que Deus diz sobre o sucesso?

Salmos 37:14-17

Muitas pessoas pensam que são muito fortes e podem fazer coisas ruins porque ninguém consegue castigar. Mas Deus é mais forte e é melhor sofrer agora por fazer o bem do que ser castigado por Deus depois.

Salmos 37:18-20

Deus nunca abandona quem O ama. Ele protege e ajuda a superar as dificuldades. Mas quem odeia a Deus não aguenta na dificuldade e é destruído.

Salmos 37:21-24

Deus observa e retribui a cada um de acordo com o que merece. Quem faz o bem recebe bênção mas quem faz o mal recebe mais mal.

Salmos 37:25-29

Deus é fiel com quem é fiel a fazer o bem. Muitas pessoas não praticam o bem porque ficam com medo de ficar sem nada mas Deus cuida das necessidades de quem se dedica ao bem.

Salmos 37:30-31

O segredo para ser sábio e fazer o que é correto é conhecer a Bíblia, que é a palavra de Deus, e obedecer a Seus mandamentos.

Veja também: o temor do Senhor é o princípio da sabedoria - o que isso significa?

Salmos 37:32-34

Quem obedece a Deus pode ser perseguido, porque o bem incomoda a quem vive para o mal. Mas Deus livra do perigo e faz justiça.

Salmos 37:35-38

De início pode parecer mais proveitoso fazer o que é errado. Quem faz o mal muitas vezes tem sucesso durante algum tempo. Mas esse sucesso não dura. Se você quer ter um futuro, faça o bem.

Salmos 37:39-40

A salvação e a ajuda vêm de Deus. Deus é forte e protege todos que O procuram de coração. Confie em Deus!

Para mais um estudo bíblico, veja aqui: qual é o significado do salmo 66?